Lobo-guará é visto na marginal do Rio Jundiaí

O lobo-guará foi visto na marginal do Rio Jundiaí no trecho de Campo Limpo Paulista, nesta madrugada.(09) No mapa a indicação do local onde o animal apareceu(círculo amarelo) e para onde ele queria ir. (círculo vermelho). Esta região fica logo após a saída para Jarinu.
O risco é de atropelamento e acidente com os motoristas, já que o fluxo na área é grande. O internauta Guga Arruda saiu para passear com o filha Isabela e conseguiu fazer o flagrante. Ele disse que a área vermelho, indicada no mapa, passou por incêndio há pouco tempo. O que pode ter causado o passeio do lobo-guará é a falta de alimento no local. Sendo assim, o lobo-guará apareceu na marginal do Rio Jundiaí.
Lobo-guará
Típico da América do Sul, principalmente do Brasil, o lobo-guará é o maior canídeo do continente e cultiva hábitos solitários e nada ferozes. O lobo-guará é encontrado em alguns países da América do Sul, mas predominantemente no Brasil.
Suas principais características (a pele vermelha e a cauda curta) estão descritas em seu nome científico: Chrysocyon brachyurus. Isso porque chryso significa vermelho; cyon, cão; brachy, curta; e urus, cauda.
O lobo-guará é uma das espécies que aparece constantemente na lista de vulnerável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso quer dizer, portanto, que ele está ameaçado de extinção.
Um dos motivos é o desmatamento das áreas em que a espécie vive e a expansão urbana para essas regiões. Isso faz com que muitas vezes os lobos estejam próximos de comunidades humanas. Nesses cenários, muitos animais chegam até fazendas e começam a caçar galinhas, o que faz com que fazendeiros ordenem que eles sejam caçados.
LEIA TAMBÉM
Vacina apresenta 90% de eficácia contra a COVID-19