Saúde

Brasil registra 6 milhões de infectados por coronavírus

Além disso, mais de 168 mil pessoas morreram pela doença

O Brasil registrou a triste mais de 6.017.605 pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus. Pra piorar, desses, 168.662 morreram pela doença. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, que registrou 521 óbitos e a média móvel tem sido de 544 mortes por dia. Comparado aos últimos 14 dias, a variação foi de um aumento de 60%.

Mais 34.516 brasileiros pegaram a doença nesta sexta-feira (20). Dessa forma, a tendência da COVID-19 no país é de aumento de casos. É a maior que vem acontecendo desde o dia 23 de maio. A situação é mais preocupante em 12 estados, pois elas que estão tendo alta móvel de óbitos e enfermos. São eles: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Amapá, Roraima, Tocantins e Ceará.

Já o Distrito Federal e os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão em situação de estabilidade. Mas Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas, Piauí e Sergipe estão em situação de queda da COVID-19.

Problema das atualizações

É necessário relembrar o problema ocorrido no sistema nacional de registros de mortes e casos do coronavírus do Ministério da Saúde, que teve início no dia 6 de novembro. Diversos estados relataram dificuldades de acesso ao e-SUS e divulgaram dados incompletos ou até mesmo ficaram sem atualizações diárias durante alguns dias. Foi o caso de SP, estado mais afetado pela pandemia em números absolutos, que não teve mortes registradas durante 5 dias seguidos.

Nos próximos dias, essa ausência de atualizações e os números incompletos terão reflexo nos percentuais indicativos de tendência de alta, estabilidade ou baixa nas mortes, nos estados afetados naquela semana, e consequentemente também nos percentuais da tendência nacional nas mortes e nos novos diagnósticos.

Leia também

Vice-presidente afirma. “Não existe racismo no Brasil”

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios