O candidato Dário Saadi (Republicanos) foi eleito neste domingo (29) para ser o novo prefeito de Campinas. Ele atingiu 57,07% das intenções de voto, equivalente a 222.030 pessoas que votaram a seu favor. Agora irá comandar a cidade pelos próximos 4 anos.
Ele superou o concorrente Rafa Zimbaldi (PL), que teve 42,93%, que equivale a 166.995 votos. O candidato derrotado ligou para o vencedor parabenizando pela vitória. Agora as missões do novo prefeito será cuidar dos principais desafios da cidade. Os principais na visão dele são a saúde e a geração de emprego, bastante afetadas pela pandemia do coronavírus.
“Nós temos duas prioridades: cuidar da saúde, porque a pandemia ainda não acabou, e também cuidar do emprego e da geração de renda. São as duas principais prioridades para os próximos quatro anos”, disse o prefeito eleito.
Abstenção
Um outro detalhe chamou a atenção nas Eleições Municipais de Campinas, que foi o alto índice de abstenção de votos. No primeiro turno ela foi de mais de 30&. Mas no segundo turno ela cresceu mais ainda e foi de 35,25% de eleitores que não votaram.
Dário Saadi comentou esta situação e disse que o motivo foi a pandemia. “Olha a abstenção realmente foi alta, mas na nossa opinião o fator pandemia foi o principal responsável. Nós nunca tivemos na democracia moderna uma eleição na pandemia, então isso colocou muita gente receosa para votar. Nós entendemos que nas próxima eleições é importante trazermos todo esse pessoal para a eleição novamente”, comentou Dário.
Leia também