Programa nacional de testagem para Covid-19 é anunciado
Projeto piloto é executado três meses depois do anúncio
Em abril foi anunciado o plano de testagem em massa contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Mas ele começou a ser executado apenas neste sábado (14). No Distrito Federal houve um evento piloto e ele faz parte do Plano Nacional de Testagem.
Segundo o Ministério da Saúde, o modelo do Plano Nacional de Testagem deve ser replicado em todo o país. Os resultados saem em até 30 minutos, e se alguém testar positivo, recebe orientações na hora e atestado para isolamento. A ação começou às 11h, vai até as 14h e deve atender 200 voluntários.
Ainda segundo a pasta, existe a previsão de distribuir quatro milhões de testes para estados e o Distrito Federal “já nos próximos dias”. “No total, vamos distribuir 60 milhões de testes para reforçar a estratégia em todo o Brasil!”, diz publicação nas redes sociais do ministério.
O Ministério da Saúde ainda informa que uma testagem em massa sistemática “é fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis”. Os resultados das análises, informou a pasta, “ajudam os gestores a planejar abordagens semelhantes e adotar medidas adicionais para conter a doença”.
Assim, o governo federal informou que pretende avaliar “pontos importantes da estratégia”, como:
- A disposição da população fazer o teste
- O perfil epidemiológico dos voluntários
- A positividade entre os indivíduos testados, sintomáticos ou assintomáticos
LEIA TAMBÉM