Saúde

Programa nacional de testagem para Covid-19 é anunciado

Projeto piloto é executado três meses depois do anúncio

Em abril foi anunciado o plano de testagem em massa contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Mas ele começou a ser executado apenas neste sábado (14). No Distrito Federal houve um evento piloto e ele faz parte do Plano Nacional de Testagem.

Segundo o Ministério da Saúde, o modelo do Plano Nacional de Testagem deve ser replicado em todo o país. Os resultados saem em até 30 minutos, e se alguém testar positivo, recebe orientações na hora e atestado para isolamento. A ação começou às 11h, vai até as 14h e deve atender 200 voluntários.

Ainda segundo a pasta, existe a previsão de distribuir quatro milhões de testes para estados e o Distrito Federal “já nos próximos dias”. “No total, vamos distribuir 60 milhões de testes para reforçar a estratégia em todo o Brasil!”, diz publicação nas redes sociais do ministério.

O Ministério da Saúde ainda informa que uma testagem em massa sistemática “é fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis”. Os resultados das análises, informou a pasta, “ajudam os gestores a planejar abordagens semelhantes e adotar medidas adicionais para conter a doença”.

Assim, o governo federal informou que pretende avaliar “pontos importantes da estratégia”, como:

  • A disposição da população fazer o teste
  • O perfil epidemiológico dos voluntários
  • A positividade entre os indivíduos testados, sintomáticos ou assintomáticos

LEIA TAMBÉM

Silvio Santos tem alta do Hospital Albert Einstein

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios