
A Prefeitura de Itatiba reabriu, quarta-feira (5), o Centro de Contingência para atendimentos de casos de gripe. O número de pessoas infectadas tem crescido no município nas últimas semanas. O espaço já funcionou, entre os dias 29 e 30 de dezembro, quando atendeu 273 de pacientes acometidos pela doença.
O Centro de Contingência funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no pátio externo do Tiro de Guerra, ao lado do Ambulatório Central de Especialidades do SUS. A previsão é que o serviço permaneça até o dia 14 de janeiro.
No local, as pessoas acima de 16 anos com sintomas de gripe terão o atendimento de dois médicos e uma equipe completa de enfermagem. A farmácia do SUS também estará disponível ao público no mesmo período.
“É importante ressaltar que os postos de saúde, a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) e a Santa Casa também continuarão atendendo. O Centro de Contingência é mais um caminho para que a população tenha acesso ao atendimento”, ressaltou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira (PSDB).
Sintomas
A letalidade do H3N2 é menor quando comparada a grupos de risco da Covid-19. Porém, os sintomas da gripe são semelhantes:
– Febre alta
– Dores nas articulações
– Congestão nasal
– Tosse
– Inflamação na garganta
– Fortes dores de cabeça e no corpo
O tratamento é sintomático. Para se proteger da nova cepa, a população deve seguir os mesmos protocolos de prevenção à Covid-19: uso de máscaras, higienização constante das mãos e, sempre que possível, distanciamento social.
O Centro de Contingência está localizado na avenida Antônio Galvão de Camargo, 430, Jardim de Lucca.
LEIA TAMBÉM
Escolas de Jundiaí podem servir de locais para a vacinação contra a Covid-19



