Advergame conheça essa ferramenta de marketing nos jogos
O Brasil se encontra em 13° lugar no ranking mundial de lucratividade no mercado de games na América Latina em 2020, quando teve início à pandemia.
Com a análise feita pelo NewZoo, instituto de pesquisa sobre mercado de trabalho, progresso de lucratividade vem crescendo no Brasil em relação aos games no ano de 2020, onde deu início a pandemia da COVID- 19. O número de players cresceu 9% e houve um aumento de receita maior que 28%, fazendo-o oscilar entre a 13.ª e 14.ª posição, conforme informações do CheckpointBR. A princípio, o mundo publicitário está de olho nesse crescimento, com isso, a ferramenta advergame vem sendo usada com destaque nos jogos eletrônicos.
Mas afinal o que é Advergame?
Ferramenta de marketing que utiliza jogos, seja em Consoles, PC, Mobile, WEB e Redes Sociais, para divulgar e promover marcas ou produtos enquanto interage com o jogador. Porém, o significado da palavra vem da fusão inglesa: Advertise (propaganda) e game (jogo).
No entanto, não diz apenas a respeito de banner ou vídeos exibidos em jogos. Mas a ferramenta permite que jogador mantenha o contato com a marca durante todo processo de jogabilidade. Permitindo que a empresa busque engajamento do cliente na marca, a publicidade no game não vem de maneira forçada, ao contrário, ela faz parte do contexto do jogo.
O início dessa ferramenta se deve a uma grande empresa de refrigerante.
Criado por Christoper Omarzu em (1983), o PEPSI Invaders para Atari a pedido da Coca-Cola. Parecido com Space invaders, entretanto, no lugar de atirar contra os alienígenas, o jogador disparava contra as letras das palavras PEPSI, alinhadas em seis fileiras. Porem a palavra advergame só apareceu em (2000).
Após os anos 2000, com a evolução dos games e consoles o advergame acompanhou a nova década. Quem já jogou Fifa ou Pro Evolution Soccer (PES), provavelmente notou haver publicidade de marcas reais nos alambrados do campo. Assim como, em GTA, também dá para notar essa categoria de propaganda em outdoors espalhados pelo mapa.
Porém, essa categoria de inclusão permite que o anúncio de produtos e serviço atenda ao público-alvo do jogo.
Você já conhecia essa ferramenta, advergame? Já observou essa categoria de publicidade nos jogos?
LEIA TAMBÉM: Foram abertas Inscrições para oficina gratuita de robótica no FabLab