Chegou a hora de começar a vacinar as crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades, em Jundiaí. A partir das 16h desta segunda-feira (24), a prefeitura abre o agendamento para a vacinação infantil. A imunização vai ocorrer entre terça-feira (25) até sexta-feira (28), em mais de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com escolha de horário e unidade.
O agendamento será aberto no portal da Prefeitura de Jundiaí. As crianças com comorbidades e ou deficiências permanentes com 5 a 11 anos também contam com agendamento aberto. As aplicações, nesta semana, serão realizadas exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS), que terão uma sala dedicada ao grupo.
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e foi escolhida pela Secretaria de Estado da Saúde para iniciar a vacinação entre as cidades do interior paulista. Avançar com a imunização é proporcionar a proteção, não somente para os pequenos quanto para as famílias”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
“É essencial que as famílias façam o registro das informações das crianças no site VacinaJá, do Governo do Estado, e inclusive, insiram o CPF da criança. O agendamento no site da Prefeitura é para que possam escolher o dia da aplicação”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.
Procura baixa
Apesar da novidade, a procura pela vacina anda abaixo do esperado. Segundo a administração, das 4,3 mil vagas abertas para crianças entre 10 e 11 anos, somente 17% foram agendadas. “A vacinação para as crianças é essencial para conter a proliferação do vírus da COVID-19 e proteger as pessoas vulneráveis à doença, ou seja, nos extremos da vida: crianças e idosos”, alerta a enfermeira.
Para essa semana, a aplicação será realizada em UBS, que podem ser escolhidas no momento do agendamento, para facilitar o acesso da população. O atendimento será exclusivo para as crianças, para que possam ser acolhidas em espaço confortável e tranquilo para o momento da aplicação.
LEIA TAMBÉM
Terceiro lote de vacinas da Pfizer para crianças chega ao Brasil