Baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, morre aos 50 anos e banda cancela show no Lollapalooza
Causa da morte do músico não foi revelada
O mundo da música e do rock estão de luto. Morreu na sexta-feira (25), aos 50 anos o baterista da banda Foo Fighters, Taylor Hawkins. A causa da morte não foi revelada e por conta disto, todas as apresentações da turnê do grupo foram canceladas, inclusive o show que iria acontecer no Lollapalooza, em São Paulo, marcado para este domingo (27).
A morte de Taylor Hawkins foi informada pela emissora da Colômbia, Caracol. Ele foi encontrado sem vida no hotel de Bogotá, onde a banda estava hospedada. O Foo Fighters faria um show no país na sexta.
“A família Foo Fighters está devastada pela trágica e prematura perda de nosso amado Taylor Hawkins”, escreveu o grupo no Twitter.
“Seu espírito musical e riso contagiante vão viver conosco para sempre. Nossos corações vão a sua mulher, filhos e família, e pedimos que sua privacidade seja tratada com o máximo de respeito nesse tempo de dificuldade inimaginável.”
De acordo com o comunicado do festival colombiano Estéreo Picnic, onde a banda se apresentaria, o Foo Fighters cancelou o resto da turnê sul-americana. Eles tocariam no Lollapalooza Brasil no domingo (27).
Conheça Taylor Hawkins
Hawkins tocou com o Foo Fighters por mais de duas décadas, juntando-se logo depois que eles terminaram de gravar seu álbum de 1997, ‘The Color and the Shape’.
O baterista nasceu no Texas em fevereiro de 1972 e cresceu em Laguna Beach, Califórnia, onde começou a estudar música de conservatório. Embora sua especialidade fosse bateria, ele também tocava piano e violão.
Mas antes de ingressar no Foo Fighters, Hawkins tocou bateria para Alanis Morissette. Entre os artistas que inspiraram sua carreira estavam Stewart Copeland, do The Police, e Roger Taylor, do Queen.
O Foo Fighters foi formado em 1994 por Dave Grohl, depois que seu grupo anterior Nirvana se desfez com a morte do vocalista Kurt Cobain. Enquanto Grohl tocava no Nirvana, ele assumiu os vocais e a guitarra no Foo Fighters, e então Hawkins teve a difícil tarefa de tocar bateria em um grupo fundado por um dos bateristas mais célebres do rock.
Os dois às vezes trocavam de papéis durante os shows da banda, com Hawkins assumindo os vocais. Depois que a notícia de sua morte foi anunciada, muitos fãs compartilharam clipes dele cantando a música ‘Somebody to Love’, do Queen.
O primeiro disco da banda em que Hawkins participou foi ‘In your honor’, no qual além das percussões, participou como voz do tema ‘Cold Day in the Sun’.
Carreira
Ao longo da carreira no Foo Fighters, Taylor também participou de outros projetos independentes. Entre eles estão o Taylor Hawkins and the Coattail Riders, no qual tocava bateria e cantava, e sua banda de covers, a Chevy Metal.
Atualmente, ele ainda formava o NHC, uma superbanda que teve início durante a pandemia, com Dave Navarro e Chris Chaney, do Jane’s Addiction.
Em 2001, quando visitava Londres, o músico sofreu uma overdose de heroína e passou duas semanas em coma. Em 2021, ele e seus companheiros de Foo Fighters foram incluídos ao Hall da Fama do Rock and Roll.
LEIA TAMBÉM