
A partir desta segunda-feira (4), os profissionais da Saúde, tanto do serviço público, como do privado de Jundiaí podem ser vacinados contra a gripe e também contra o sarampo. Mas além deles, alunos dos cursos das áreas de saúde que estão fazendo estágio, também podem ser imunizados.
Segundo a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, a imunização a este grupo é essencial e eles vão seguir a Campanha Nacional de Vacinação.
““Estamos seguindo o cronograma do Ministério da Saúde e ampliando o público da vacinação contra a gripe e também iniciando essa importante campanha contra o sarampo. A doença é infecciosa, aguda, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito. Entre os anos de 2018 e 2021, foram registrados 39.321 casos no Estado de São Paulo, com 40 óbitos. Desses, 668 casos e dois óbitos ocorrem no último ano. Os trabalhadores da saúde têm risco de adoecimento pela exposição aos casos e, por isso, precisam ter duas doses da vacina tríplice viral”.
A aplicação dos dois imunizantes ocorrerá, sem a necessidade de agendamento, em seis polos descentralizados. Os horários são das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Confira os endereços das UBS:
- Jardim Santa Gertrudes (Rua Alice Guimarães Pelegrini, 780);
- Antiga UBS Jardim do Lago (rua Filomena Ricci, 89);
- Hortolândia (rua Palmira Cervi Bárbaro, 91);
- Novo Horizonte (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
- Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/nº);
- Vila Ana (rua Fausto Leonidas Bocchino, 250).
É necessário apresentar o crachá, o holerite ou outro documento que comprove o vínculo com o serviço de saúde, além de documento de identidade. O profissional que possuir a caderneta de vacinas deve levá-la para que o funcionário avalie se há necessidade de receber alguma dose da vacina tríplice viral. No caso dos alunos dos cursos das áreas de saúde, junto com o documento de identificação. Além disso, é necessário apresentar documento comprobatório de realização de estágio emitido pela instituição de ensino.
Idosos
Jundiaí também prossegue com a vacinação contra Influenza para pessoas com mais de 70 anos, e com a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 70 anos e que receberam a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses. De segunda a sexta-feira (8), esse público pode procurar um dos polos decentralizados (citados acima) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 11h. Não é necessário agendamento.
Para os idosos também foi disponibilizada a aplicação, mediante agendamento, dos dois imunizantes (Influenza e Covid-19), em sistema drive-thru no Parque da Uva, na segunda (4) e na quarta-feira (6). Novas vagas serão abertas na segunda-feira, às 10h.
LEIA TAMBÉM
Idosos acima dos 60 anos poderão ser vacinados contra a Covid-19 e a gripe