A leitura é um hábito que deve ser praticado por todos. Além de enriquecer a educação e também a cultura, ler um livro ajuda a edificar um ser humano. Em Itupeva, a Secretaria de Agricultura e Cultura, promove a segunda edição da Feira de Troca de Livros. O evento é uma comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado no sábado (23). Além disso, também está acontecendo o Projeto Árvore Literária, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que foi comemorado na segunda-feira (18).
Segundo a administração, a Feira de Troca de Livros tem como objetivo principal objetivo facilitar o acesso à literatura, incentivar o gosto pela leitura e possibilitar que o público renove seu acervo pessoal. E o melhor de tudo é que ele é sem custo algum, com livros que ainda não leram ou que não conheciam, permitindo que façam novas descobertas literárias.
A troca é realizada na modalidade um por um, ou seja, os livros doados serão trocados por livros do mesmo gênero, por exemplo: um livro infantil por outro livro infantil. Os livros devem estar em bom estado de conservação e não serão aceitos livros de caráter informativo (didáticos, apostilas, técnicos, enciclopédias, dicionários) e livros com conteúdo impróprio.
O Projeto Árvore Literária
O Projeto Árvore Literária tem como foco homenagear o escritor Monteiro Lobato. Ele é o pai da literatura infantojuvenil, e busca chamar a atenção da população, principalmente das crianças. Assim, aumenta o interesse e a curiosidade pela leitura.
“É de extrema importância realizarmos esses projetos para que a população e as crianças tenham acesso com maior facilidade a literatura nacional e internacional que estão disponíveis na nossa biblioteca. Quanto maior o acesso a leitura, mais curiosos e criativos nos tornamos”, disse a secretária de Agricultura e Cultura, Valdirene Pavan.
Para realizar o cadastro na biblioteca é necessário apresentar comprovante de residência, RG e CPF. A Biblioteca Municipal está localizada na Praça São Paulo, nº 2, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4591-8537.
LEIA TAMBÉM