Seminário Regional de Equidade Racial é realizada em Jundiaí
Evento do Governo de São Paulo contou com a participação de várias prefeituras da região
Nesta segunda-feira (25) aconteceu em Jundiaí o Seminário Regional ‘Cooperação Estado-Municípios nas Políticas Públicas de Equidade Racial’. O tema debatido foi sobre o enfrentamento dos efeitos da pandemia.
A iniciativa integra o ciclo de Seminários Regionais promovidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, por meio da plataforma ‘Municípios em Rede’ e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O encontro em questão teve o propósito de dialogar sobre ações de enfrentamento de forma participativa e os avanços e as dificuldades no período de pandemia. Mas tudo isso, sob a perspectiva local e regional.
Entre os palestrantes, o professor da Escola de Sociologia, Luiz Ambrósio, ressaltou que diversos problemas que o Brasil já enfrentava foram acentuados ao longo da pandemia. As dificuldades econômicas, com a piora da estrutura do mercado de trabalho, o aumento da inflação e as famílias ficando mais pobres foram destacadas.
“Já do ponto de vista social, a pandemia acarretou em uma piora do cenário na questão educacional, com a ampliação da defasagem. Houve também uma piora da condição social dos jovens, principalmente os jovens negros que foram mais impactados negativamente no mercado de trabalho. A pandemia também fragilizou a saúde mental e o convívio social dos jovens”, detalhou.
Iniciativas
O secretário executivo do Centro de Equidade Racial, Ivan Lima, teve a oportunidade de apresentar diversos programas, cursos e ações sobre essa temática e salientou que o principal resultado deste evento foi propor aos municípios a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, assim como a coordenação.
“A partir desta iniciativa, as cidades podem pleitear recursos e investimentos nesta área, além de alcançar um selo de Município Antirracismo. O Centro de Equidade Racial está à disposição das cidades para a formação do Conselho Municipal e da coordenação. Em Itupeva, por exemplo, daremos o auxílio para essa criação e, em breve, pretendemos nos reunir com o Executivo Municipal, visando essa implantação”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, acompanhada por servidores de diversas repartições da Prefeitura de Itupeva, considerou o encontro desta quinta-feira (25), extremamente importante. “Esse seminário foi fundamental para conhecermos sobre o trabalho das demais entidades que atuam e lidam com essa temática e, agora, nossa meta é implantar o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, para intensificar ações e buscarmos investimento na área”, comentou.
Centro de Equidade Racial
Em março de 2021, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Centro de Equidade Racial, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, reunindo representantes de todas as secretarias de Estado e tem como objetivo planejar, coordenar, articular e implementar programas e ações de políticas públicas, a fim de promover a equidade racial no Estado de São Paulo.
A igualdade significa dar às mesmas oportunidades. Já a equidade é adaptar as oportunidades deixando-as justas.
LEIA TAMBÉM
Moradores do Bom Jardim podem solicitar à DAE Jundiaí a ligação de esgoto