Tremores de terremoto vindo da Argentina são sentidos por moradores de Itatiba
População fez o chamado sobre a ocorrência, mas não houveram prejuízos
Momentos de pânico foram vividos por moradores de Itatiba, especialmente quem vive nos prédios. A população relatou ter sentido fortes tremores de terra na noite de terça-feira (10). Eles teriam sido origem de um terremoto de magnitude 6,8 vindo da Argentina.
Pelas redes sociais, o prefeito de Itatiba, Thomas Capeletto, confirmou que várias pessoas se manifestaram e também que alguns prédios chegaram a ser evacuados pelos moradores. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a população liberada para voltar aos imóveis, quando foi constatado que não havia risco.
O Centro de Sismologia da USP informou que houveram dezenas de relatos de pessoas que sentiram um tremor por volta das 20h15 em cidades do interior e na capital.
“Sismos fortes e profundos costumam colocar prédios altos em oscilação ressonante. Por isso que a maioria dos relatos em SP vem de pessoas que estavam em andares mais altos. Essa não é a primeira vez que um terremoto profundo e com magnitude significativa em um país vizinho foi sentido no Brasil”, afirmou o Centro de Sismologia.
O terremoto, de forte intensidade, foi registrado a uma profundidade de 176 quilômetros na região de Jujuy, por volta das 20h. O tremor aconteceu em área próxima à fronteira com o Chile e a Bolívia.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor pôde ser sentido em Antofagasta (Chile), Valparaíso (Chile), e no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Zoonoses de Louveira conta com filhões de cães para a adoção