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Comunicação corporativa: mais do que executar a gramática correta

Muita gente tem atenção redobrada na hora de escrever os textos corporativos

Uma das atenções a ser redobrada nas empresas envolve a comunicação corporativa. Quem não tem medo de cometer erros gramaticais ao enviar e-mails para o gestor ou para os colegas de trabalho? De fato, esse é um dos aspectos mais importantes da redação corporativa. Contudo, existem outras questões que afetam ainda mais a eficiência da comunicação. Entre elas, a falta de clareza, coesão, adequação da linguagem e apropriação ao tipo de texto escrito.

“Basta fazer uma análise minuciosa dos e-mails trocados no ambiente corporativo para perceber que os erros são pontuais. Há profissionais especialistas em suas funções em grande parte das empresas e, ainda assim, inúmeros mal-entendidos, conflitos e problemas gerados a partir desses textos”, alerta Vivian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy.

“Na verdade, desconexão, robotização e inadequação são o que de pior pode ocorrer nos textos corporativos”.

Dicas

Para Vivian, além de ter domínio da norma culta da Língua Portuguesa, o emissor da mensagem deve planejar a comunicação para evitar transtornos.

“Faz parte do planejamento ter clareza do objetivo da escrita, dos leitores envolvidos e dos tópicos em jogo”, afirma. O segundo passo seria escrever tendo em mente os princípios de eficácia: clareza (tema, objetivo e meta definidos), adequação (vocabulário adequado ao contexto), concisão (sintetizar o conteúdo com objetividade), quantidade (dosar informação e nível de detalhamento), relevância (definir que informações devem ser priorizadas) e ordenação (ordenar a informação segundo as prioridades e de modo que facilite a compreensão).

Para sanar as principais dúvidas dos profissionais em relação a esses aspectos das mensagens, Vivian vai ministrar o curso online e ao vivo de Redação Corporativa, que será realizado pela Faculdade Cásper Líbero nos 18, 20, 25 e 27 de julho.

Através de exemplos, discussões e estudos de caso, as aulas vão habilitar os participantes a redigirem textos empresariais (e-mails ou relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos gramaticalmente.

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