EsporteJundiaí

Esportes Radicais ganham novos espaços adaptados em Jundiaí

Ao todo, serão investidos outros R$ 415 mil para a construção na Vila Comercial e o projeto conta ainda com sistema de drenagem, instalação de guarda-corpo e a pintura final.

Os amantes do skate, BMX e demais esportes radicais ganharão, em breve, um novo e excelente espaço para a prática dessas modalidades em Jundiaí. O Centro Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Helena Cestari, localizado na Vila Comercial, terá uma pista de skate, cuja construção já começou a ser realizada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), da Prefeitura de Jundiaí.

Além desse espaço, a gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, investe cerca de R$ 1,4 mi para a remodelação e construção de outras pistas espalhadas no CECE José Brenna, CECE Francisco Álvaro Siqueira Neto e CECE Vanderlei Sperandio.

Ainda há demais espaços como o Parque do Cerrado e o Mundo das Crianças, que também contam com pistas específicas para os esportes radicais e será construída nova pista no CECE Vanderlei Sperandio.

Hoje, a prática destas modalidades em locais públicos se concentra nos CECEs José Brenna (Sororoca) e no Mundo das Crianças.

Esportes

Criado no início da década de 1960 e promovido a verdadeiro estilo de vida por muitos de seus adeptos, o skate influencia moda, música e arte, a agora também é um esporte olímpico desde Tóquio 2020, quando brasileiros trouxeram várias medalhas para o Brasil na modalidade. No Brasil, sua popularidade só aumentou ao longo das últimas duas décadas.

“A nova pista de skate é mais uma entrega da gestão Luiz Fernando Machado que visa fomentar a prática de todas as modalidades esportivas na cidade. A obra vem a contribuir para que os praticantes tenham mais um espaço de qualidade e que o skate tenha cada vez mais adeptos em todas as camadas da sociedade”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Cláudio Tarallo.

Mundo das Crianças

No último dia 21 de agosto a pista de skate do Mundo das Crianças completou um anos desde sua inauguração. Com 1.250m² de área construída, o local conta com dois banks e uma área de street com diversos obstáculos e rampas. Além disso, possui arquibancadas e quiosques e é liberada para bicicletas, patins e patinetes. É necessário usar tênis e recomenda-se o uso de equipamentos de proteção, como capacete e joelheira. Assim como as demais atrações do parque, a pista leva o nome de um dos animais da Serra do Japi: o Macaco Sauá, que é conhecido por sua pelagem vermelha e estripulias.

Bicicross

O Bicicross é um esporte que tem se destacado e trazido medalhas a Jundiaí. Luca Grigoletto, de 14 anos, e Andrey Toledo, de apenas 7, representarão o município e o Brasil em torneios internacionais neste ano de 2022. O garoto Andrey sagrou-se campeão brasileiro de Bicicross (temporada 2022) e utiliza a pista localizada na Vila Maringá para treinar. “Treino aqui em Jundiaí uma vez por semana, e mais duas ou três vezes em outras pistas, onde acontecem as competições. ”, comenta Andrey, campeão brasileiro na categoria Boys 8, ao chegar em primeiro lugar nas etapas classificatórias e finais.

A pista onde os garotos treinam, localizada no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Francisco Álvaro Siqueira Neto, na Vila Maringá, foi entregue em 2019, exatamente para o atendimento aos esportes radicais.  Com 244 metros de extensão, a pista agrega a prática de vários Esportes Radicais, atendendo fãs das modalidades com bicicleta, patins, patinete, longboard, skate e slackline.

VEJA TAMBÉM: Rayssa Leal dá show e conquista o primeiro título no X Games

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios