Terminaram as buscas pelas vítimas do deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Nesta sexta-feira (2), o Gabinete de Crise do Governo do Estado confirmou que 14 pessoas foram atingidas pelo deslizamento, sendo duas mortes e as demais resgatadas com vida.
De acordo com um boletim do gabinete, equipes de resgate conseguiram acessar todas as áreas do acidente onde existia a possibilidade de vítimas ou veículos serem encontrados. Cães e homens participaram das buscas.
Ainda segundo o Governo do Paraná, uma equipe da corporação continuará no local para trabalhos preventivos, bem como equipes da concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também permanecerá no local.
Com a finalização das buscas, o acidente totaliza até esta sexta 14 pessoas atingidas – duas morreram, seis foram resgatadas com vida e outras seis conseguiram se salvar sem precisar de atendimento. Já em relação as pistas, a BR-376 permanece interditada e sem prazo para ser liberada. além da limpeza, o local terá de passar por obras de reconstrução e os veículos terão de ser removidos.
Ligações por pessoas desaparecidas
O gabinete também informou que a Polícia Científica do Paraná concluiu a busca por todos as pessoas que haviam sido dadas como desaparecidas no acidente. No total, foram 22 ligações recebidas nos números de telefone indicados pelo governo.
O comunicado informou, ainda, que 15 pessoas mencionadas nas ligações foram encontradas em situações sem relação com o deslizamento.
Inicialmente, eram estimados mais de 30 desaparecidos na BR-376. No total, seis caminhões e três carros foram removidos do local. Na quinta-feira (1º), o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar o caso.
Veja o resumo
- Em 28 de novembro, dois deslizamentos atingiram a BR-376 no mesmo ponto, o quilômetro 669;
- O primeiro deslizamento foi às 15h30, sem vítimas;
- Depois do primeiro deslizamento, uma das pistas foi interditada e o trânsito mantido em pista única;
- Às 19h30 aconteceu o segundo deslizamento. Carros foram atingidos, e os dois sentidos da rodovia foram interditados;
- Segundo as autoridades, 10 carros e seis caminhões foram arrastados;
- Autoridades dizem que 14 pessoas foram atingidas pelo deslizamento;
- No dia 29 foram encontrados os corpos de duas vítimas. A primeira é o caminhoneiro João Pires, de 60 anos. O segundo corpo é de Marcio Rogerio de Souza, caminhoneiro, de anos;
- Até quinta-feira (1º) tinham sido retirados mais de 7 mil metros cúbicos de terra;
LEIA TAMBÉM