Brasil passa de 650 mil mortes por Covid-19
A média de óbitos apresenta queda, mas sob influência do ponto facultativo do Carnaval
O Brasil passou da triste marca de 650 mil mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (2). Com mais 335 óbitos contabilizados nas últimas 24 horas, o país soma ao todo 650.052 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 509. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -39%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença pelo segundo dia seguido.
No entanto, é importante ressaltar que por conta do ponto facultativo do Carnaval, o número é divulgado em menor escala, devido ao trabalho em escala de feriado. Na terça-feira da última semana, por exemplo, foram 839 mortes registradas em 24 horas (mais de 3 vezes o total desta terça).
Casos
Já em relação aos novos casos, o Brasil registrou 29.841 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 28.839.306 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 50.543. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -57%, indicando tendência de queda nos casos da doença.
Em seu pior momento, a média móvel de casos superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano (quase 2,5 vezes a média atual).
Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima não registraram mortes nas últimas 24 horas. Rio de Janeiro não divulgou novos dados de casos e mortes nesta quarta até o fechamento do boletim.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
LEIA TAMBÉM
Temporada de cruzeiros é antecipada para ser retomada no Brasil no dia 5 de março