Esporte

Com candidatura única, Ednaldo Rodrigues é eleito o novo presidente da CBF

Eleição na principal entidade do futebol brasileiro virou tema de suspensão judicial

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo mandatário. Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, será o novo presidente e comandará a principal entidade do futebol pelos próximos quatro anos, até 23 de março de 2026. Além disso, ele poderá concorrer a reeleição.

A eleição aconteceu nesta quarta-feira (23), mas o pleito eleitoral ocorreu mesmo com a decisão do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 1ª Vara Cível de Maceió, de ter suspendido o encontro a pedido de Gustavo Feijó. Ele é um dos vices da entidade que perderam o cargo com a nova eleição.

Ednaldo Rodrigues recebeu 137 dos 141 votos possíveis. Das 27 federações, apenas a alagoana não compareceu (totalizando 78 votos). Foram ainda 40 votos dos 20 clubes da Série A (peso 2) e outros 19 da Série B (peso 1) – somente a Ponte Preta não votou por conta de uma irregularidade na procuração.

A briga judicial

Antes da eleição houve momentos de tensão. Gustavo Feijó, opositor de Ednaldo Rodrigues, chegou a sentar-se na cadeira que estava reservada para Ednaldo Rodrigues. Depois se retirou do auditório e reclamou do não cumprimento da decisão da Justiça de Alagoas.

“Existe uma determinação judicial de Alagoas que nós protocolamos nesta casa. A Comissão Eleitoral não está cumprindo. Espero que o judiciário veja o que está acontecendo nesta casa”, protestou Feijó, antes da votação.

A eleição foi uma das mais conturbadas da história recente da entidade, marcada por disputas internas de poder e por ações na Justiça. O mais recente capítulo ocorreu na véspera da eleição. No final da tarde de terça-feira, uma decisão do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 1ª Vara Cível de Maceió, suspendeu a eleição. Mas a CBF manteve a votação.

Conheça Ednaldo Rodrigues

O novo presidente da CBBF foi presidente da ederação Bahiana de Futebol e um dos oito vice-presidentes na gestão de Rogério Caboclo, Ednaldo Rodrigues foi o único candidato na eleição desta quarta-feira.

Na gestão de Ednaldo Rodrigues, a CBF terá quatro novos vice-presidentes. São eles: Rubens Lopes (presidente da Federação do Rio), Reinaldo Carneiro Bastos (presidente da Federação Paulista), Hélio Cury (presidente da Federação do Paraná) e Roberto Góes (presidente da Federação do Amapá).

Eles ocupam as vagas que eram do próprio Ednaldo, agora promovido à cabeça da chapa, e de Gustavo Feijó, Castellar Guimarães Neto e Antonio Carlos Nunes, o Coronel Nunes.

Os outros quatro vice-presidentes já ocupavam esses cargos na gestão de Rogério Caboclo: Fernando Sarney (MA), Francisco Noveletto (RS), Marcus Vicente (ES), que não têm ligações com as federações de seus Estados, e Antonio Aquino, presidente da Federação do Acre.

Ednaldo Rodrigues vai suceder Rogério Caboclo, afastado definitivamente no mês passado por causa de denúncias de assédio sexual e moral contra funcionários.

LEIA TAMBÉM

São Paulo goleia e avança às semifinais do Paulistão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo