Os alunos do Ensino Fundamental I, da Estância Turística de Barretos, que atuaram como monitores durante a Feira de Ciências das escolas municipais estão realizando visitas guiadas ao Laboratório Micellium, do empresário barretense Giovane Barroti.
A prefeita Paula Lemos e a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos acompanharam as turmas em um passeio cheio de informação e experimentos. “No encerramento da Feira de Ciências eu prometi trazê-los aqui para conhecer o laboratório e nós estamos cumprindo. Quero agradecer ao Giovane por abrir as portas da sua empresa e mostrar para os nossos alunos a importância do estudo para prosperar e, principalmente, que se pode gostar de ciências e trabalhar com ela. Nossa gestão quer dar às crianças de Barretos incentivo para serem o que elas quiserem, inclusive cientistas”, afirmou a chefe do executivo.
Proprietário do laboratório, Giovane Barroti falou da importância de se apresentar a ciência, na prática, para os estudantes. “Acho muito importante, pois mostra o lado prático do que elas aprendem em sala de aula. Eles são fantásticos, curiosos, animados e muito espertos, uma característica da geração deles. Essa vontade, essa chama que eles têm dentro deles, a gente não pode deixar apagar. Por isso, trazer para as empresas é muito importante, para quando eles crescerem e fizerem uma faculdade, se coloquem na sociedade como bons profissionais”, disse.
As químicas Eliana Silvério e Carolina Barroti foram as responsáveis por apresentar aos alunos e à prefeita, de maneira bastante lúdica e interativa, os materiais usados, processos e reações químicas que prenderam a atenção das crianças do início ao fim da visita. Atentos, todos fizeram anotações e muitas perguntas.
Lucas Duarte Viana foi um deles: “Eu achei muito legal, aprendi muita coisa que eu não sabia e anotei bastante coisa para nunca esquecer”. Colega de classe de Lucas, o aluno Matheus Heitor Silva Machado, se encantou pelos microscópios. “A experiência que eu mais gostei foi de mexer nos microscópios. Vi muita coisa legal”, contou.