Polícia

Nove são presos em operação da PF por tentarem matar autoridades

Sérgio Moro e um promotor de Justiça de São Paulo estariam entre os alvos da quadrilha

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga integrantes de uma facção criminosa suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades. A informação foi informada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Entre os alvos estariam o senador Sergio Moro (União Brasil) e o promotor de Justiça de São Paulo, Lincoln Gakiya. Até o momento nove pessoas haviam sido presas.

A facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Quando era ministro de Segurança Pública, Moro determinou a transferência do chefe da facção, Marcola, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. À época, o senador defendia o isolamento de organizações criminosas como forma de enfraquecê-las.

De acordo com a PF, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná, onde estão os principais alvos, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Sete delas foram em Campinas, Interior de São Paulo.

Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF.  Os policiais identificaram ainda que os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea. Outro alvo do grupo era Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo, devido às investigações comandadas por ele.

Além disso, , um comandante de Polícia Militar também era alvo dos atentados. A ideia, segundo o ministro Flávio Dino, seria “um ataque nacional”.

LEIA TAMBÉM

Operação Átria prende mais de 4 mil por violência contra a mulher

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo