A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha de Multivacinação para toda a família até a próxima terça-feira, dia 31 de outubro.
Em todas as UBSs (postinhos de saúde) da cidade, das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira, profissionais de enfermagem avaliam a ‘carteirinha de vacinação’ de bebês, crianças, adolescentes e adultos para conferir se existe alguma dose em atraso.
No Postão (ARE I), a campanha também é realizada durante a semana, das 8 às 12h, e há também a possibilidade de vacinação em horário estendido até esta sexta-feira, dia 27, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Marília, das 8 às 19h.
Balanço parcial
Nos primeiros 20 dias da campanha, incluindo os ‘Dias D’ realizados em 7 e 21 de outubro, foram aplicadas 4.755 doses de vacinas, sendo 3.110 de rotina destinadas à população de 0 a 14 anos, que é o principal público-alvo da campanha, e outras 910 doses em pessoas a partir de 15 anos de idade. Para as crianças, é realizada a entrega de certificado de coragem e de adesivos com a informação que a criança está vacinada e protegida.
Na Campanha de Multivacinação, são atualizadas vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil), varicela (catapora), meningite, febre amarela; a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), BGC (contra tuberculose), além da vacina contra HPV, para a faixa etária em que cada vacina é indicada.
As pessoas que quiserem aproveitar para conferir e atualizar a vacina contra a Covid-19 também têm essa possibilidade. Nesse período, foram aplicadas 735 doses de vacina contra a doença.
Cobertura Vacinal
O Ministério da Saúde especifica que a cobertura vacinal contra doenças deve ser de 90 a 95%, conforme a doença, para que não corra o risco de rápida contaminação entre a população. Desde 2016, Barretos, assim como diversas cidades brasileiras, vem registrando queda na procura da população por vacina contra várias doenças. Em 2022, a cobertura vacinal com a segunda dose da vacina Tríplice Viral, por exemplo, ficou em apenas 82%.
A cobertura vacinal para a faixa etária entre 4 e 6 anos com o reforço da DTP – que protege contra difteria, tétano e coqueluche – ao término de 2022 foi de apenas 81%. Números bastante abaixo do percentual considerado seguro. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é aumentar os percentuais de cobertura.
Visando contribuir com a conscientização da população sobre a importância da vacinação, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza o site www.vacina100duvidas.sp.gov.br, em que é possível desfazer mitos sobre vacinas e saber mais sobre os perigos das doenças.
LEIA MAIS