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Maior obra da América Latina recomeça

Orçada em R$ 15 bilhões, Governo de São Paulo vai retomar a construção do metrô

Quando se fala em obras do metrô há um misto de sentimentos. Tem a expectativa de que uma nova linha construída vai facilitar a vida de milhares de pessoas que precisam estudar e trabalhar. Mas também cria dúvidas se o prazo dela será cumprido. Nessa segunda-feira (5), o governador João Doria (PSDB), anunciou o reinício das obras da Linha-6 Laranja.

Ela irá fazer a integração com as linhas 1 e 4 do Metrô e também com as 7 e 8 da CPTM.

Com investimento total de R$ 15 bilhões ela é considerada a maior de toda América Latina. Ela irá ligar a Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, até a Região Central, em um trecho de 15,3 Km. Ela também fará integrações com as Linhas 1 Azul e 4 amarela do Metrô e também a 7 Rubi, que traz moradores de Jundiaí para à Capital e a 8 Rubi, ambas da CPTM. Existe a expectativa de que 9 mil empregos sejam criados e assim que estiver concluída vai atender diariamente a mais de 630 mil passageiros.

“As obras da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. A estimativa é de que a linha possa transportar cerca de 630 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e dando mais qualidade de vida para a população de São Paulo, principalmente de regiões mais carentes. Lembrando que estamos na pandemia e SP dá uma demonstração de apoio às obras e iniciativas de infraestrutura”, destacou Doria.

A construção e a operação da Linha 6-Laranja serão feitas pelo grupo espanhol Acciona. A previsão é que a obra seja totalmente concluída em 5 anos. A concessão inclui ainda a aquisição de toda a frota, que deverá ter 22 trens, e prevê 19 anos para manutenção e operação. A linha vai gerar cerca de mil empregos no período de operação.

“A retomada da Linha 6-Laranja é uma grande conquista do Governo do Estado de São Paulo. Além de gerar 9 mil empregos, ajudando milhares de famílias, também vai beneficiar e facilitar o transporte para quem circula pela capital paulista”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Histórico

A construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou a paralisação integral das obras civis. O Governo de São Paulo declarou a caducidade da PPP e, até que as negociações fossem concluídas, a Move São Paulo permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

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