Santos supera adversidades e vence a LDU no Equador
Peixe sai na frente pela vaga nas quartas de final da Libertadores

O Santos teve um desafio e tanto no primeiro jogo das oitavas de final da Conmebol Libertadores da América. Encarar a LDU, em Quito, no Equador e ainda tendo que jogar numa altitude de 2.850. apesar disso saiu na frente ao vencer por 2 a 1. Agora basta um empate ou uma derrota por 1 a 0 para se classificar para as quartas de final.
Para quem vive em ambiente mais plano, jogar numa altura acima dos 2 mil metros requer um bom condicionamento físico e preparo. Isso porque o desgaste físico e a respiração ficam maiores e isso dificulta a recuperação. Por isso esta vitória, além do fato do time estar com desfalques, foi tão celebrada.
Primeiro tempo
Mesmo sendo visitante, o Santos ignorou este fato e também o de jogar na altitude de 2.850. Veio pra cima impondo um bom jogo e logo aos 6 minutos, o lateral Pará cruzou na área e o meia Soteldo finalizou no canto do goleiro da LDU abrindo o placar.
Depois do 1 a 0, os equatorianos passaram a exercer uma grande pressão. Eles exploraram principalmente o lado esquerdo, já que Felipe Jonathan não estava dando conta de fazer a marcação. Além disso, o goleiro John teve que fazer grandes defesas nas oportunidades dos donos da casa.
No último minuto da primeira etapa, a LDU chegou ao gol do empate. Após contra ataque puxado por Billy Arce ele chutou, o goleiro santista defendeu, mas Julio subiu sozinho para empatar de cabeça.
Segundo tempo
O atacante Marinho estava sumido no jogo, mas resolveu aparecer. Primeiro finalizou de fora, obrigando o goleiro do time do Equador a fazer boas defesas. Aos 12 minutos, o jogador santista sofreu pênalti. O próprio Marinho foi na bola e desempatou para o Santos.
Após o gol, o Peixe tratou se fechar na defesa com uma linha de 5 jogadores. A LDU até que tentou reagir, mas o goleiro John salvou os brasileiros fazendo grandes defesas. Embora a arbitragem tenha dado 9 minutos de acréscimo, não foi o suficiente para os donos da casa empatarem. Assim os santistas puderam celebrar e muito a vitória em Quito.
Como fica?
O duelo de volta das oitavas é na próxima terça-feira (1º de dezembro), às 19h15, na Vila Belmiro. O Santos só precisa do empate para se classificar e pode até perder por 1 a 0, por causa do critério de gols marcados fora de casa. A LDU tem de vencer por dois ou mais gols de diferença, ou por um gol de diferença em placares acima de 3 a 2. Vitória dos equatorianos por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis.
Leia também