Maior policiamento visando aperfeiçoamento da segurança é essencial. Mas será que é possível existir uma Polícia Municipal em alguma cidade do Brasil? A resposta é sim. Em Amparo, Interior de São Paulo, a Câmara de Vereadores aprovou a denominação da Guarda Civil Municipal, que passará a ser chamada de Polícia Municipal.
Quem criou esta mudança foi o prefeito da cidade, Carlos Alberto Martins (MDB) e o projeto de lei foi aprovado por 9 votos a 2. E o chefe do Executivo justificou esta criação da Polícia Municipal por causa as inúmeras atribuições sob responsabilidade da GCM, inclusive nas operações em conjunto com outras forças de segurança.
Além disso, Carlos Alberto diz que é necessário “adequar uma realidade existente”. Já o vereador Conrado Farlin, que é guarda municipal, apoiou a iniciativa e ainda disse que outras cidades seguem fazendo a mesma alteração e que, quando aprovada, não acarretará em custos altos para Amparo, “pois as alterações de viaturas e uniformes podem ser feitas de modo gradual”.
Leia também