EsporteSaúde

Delegação brasileira vai se vacinar contra a Covid-19

Governo Federal aceitou a doação do COI e assim todos estarão imunes para a disputa das Olimpíadas

O Governo Federal confirmou que toda delegação brasileira que irá participar das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, no Japão, será vacinada contra a Covid-19. A decisão é do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Defesa e o Comitê Olímpico do Brasil.

O país decidiu aceitar a ajuda do Comitê Olímpico Internacional. Com isso, cerca de 1500 pessoas, entre atletas, membros de comissão técnica e jornalistas envolvidos na cobertura, entrarão no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo o Governo Federal, as vacinas vão ser cedidas pelo COI e não vão sair das doses obtidas pelo Governo Federal para imunizar a população. Mas para cada dose cedida para imunizar a delegação brasileira que vai para as Olimpíadas, o COI vai doar outras duas ao SUS para vacinar os brasileiros.

O início da vacinação dos atletas brasileiros começaria na sexta-feira (14). O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) sempre declarou que “a entidade seguirá o PNI”. Mas agora, ficou a cargo do próprio COB elaborar a lista final com os nomes que irão a Tóquio. A operação vai usar instalações das Forças Armadas em seis capitais brasileiras. Além do CT do Time Brasil, no Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Vários países do mundo estão imunizando suas delegações para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Austrália, por exemplo, começou a vacinar seus credenciados. Outros países também colocaram atletas no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, como Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, Alemanha, México, entre outros. No entanto, o COI já disse publicamente que as vacinas não serão obrigatórias para os atletas disputarem os Jogos.

LEIA TAMBÉM

Chefe da OMS diz que a pandemia da Covid-19 está no platô

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios