Jundiaí

Jundiaí aplica 4 mil doses em ‘Dia D’ de vacinação

A Prefeitura de Jundiaí organizou oito postos para o atendimento à vacinação contra a COVID-19.

A Prefeitura de Jundiaí organizou oito postos para o atendimento à vacinação contra a COVID-19 para o ‘Dia D’ de vacinação, neste sábado (5), com aplicação da primeira dose para pessoas com 30 anos ou mais e comorbidades, além daqueles que estavam com a segunda dose atrasada.

Ao todo, 4,8 mil doses foram aplicadas na cidade. Em todos os pontos, a Campanha Vacinação Solidária foi realizada, para a arrecadação de alimentos para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade do município, a partir do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Ao longo do sábado, as pessoas agendadas para o atendimento receberam a aplicação nos postos escolhidos. No Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Aramis Polli, na Vila Hortolândia, 900 pessoas estavam agendadas para o atendimento no local. “A primeira aplicação teve boa adesão entre a população com 30 anos ou mais com comorbidades.

A partir da próxima semana, a aplicação começa para pessoas com idade a partir de 18 anos com comorbidades. Com este grupo, se encerra a primeira fase de vacinação contra a COVID-19”, comenta a a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente.

Segunda dose no ‘Dia D’

Apesar da expectativa da VE contabilizar perto de 2 mil pessoas com atraso na aplicação da segunda dose contra a COVID-19, 183 compareceram aos postos para a aplicação no ‘Dia D’. “O quantitativo foi inferior ao estimado, porém, as equipes realizaram a busca ativa para todos os usuários em atraso, informando sobre a importância da segunda aplicação e como proceder”, detalha.

A doença foi o motivo de Maria Melato, moradora na Colônia, ter perdido a aplicação da segunda dose de Coronavac. “Hoje completa exatamente um mês que peguei o Coronavírus. Quando deu o prazo da segunda aplicação, eu não podia tomar. Com essa ação, consegui tomar e estou mais tranquila”, comenta a idosa.

Apesar de não ter tido a COVID-19, Pedro Bueno, 72 anos, também perdeu o prazo da aplicação. “Quanto fui tomar a segunda dose estava com tosse e uma dor de garganta. Fui indicado a esperar. Hoje, ligaram para mim e consegui vir à Unidade de Saúde para participar do ‘Dia D’. Essa situação não está para brincadeira. Agora estou mais tranquilo, mas ainda tenho de me cuidar e usar a máscara”, explica o idoso, após receber a segunda dose.

Dona Silvana Xavier, 69 anos, ficou 11 dias internada por conta da COVID-19. Passou outros 20 dias em casa, em internação domiciliar. Neste sábado pode comparecer à UBS para completar a vacinação. “Eu e meu marido pegamos a COVID-19. Eu fiquei muito ruim. Precisei ficar internada no São Vicente. Agora estamos bem e completamos a vacina que estava atrasada há quase um mês”, comenta a idosa, moradora na região da Vila Argos.

Vacinação Solidária


A campanha Vacinação Solidária permanece em todos os postos de aplicação das doses contra a COVID-19. Quem puder doar um quilo de alimento não perecível pode fazê-lo no dia em que for receber a aplicação da vacina.

As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí e atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Por mês, cerca de 6 mil cestas são entregues a entidades e diretamente às famílias cadastradas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Para a manutenção do atendimento mensal são necessários 90 mil quilos de alimentos todos os meses.

LEIA TAMBÉM

Amparo faz lockdown só aos finais de semana

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios