VÍDEO – Neblina toma conta da Baixada Santista
Não deu para ver nada nas primeiras horas do dia
As primeiras horas desta sexta-feira (20) foi de um cenário de Silent Hill (jogo de videogame). Não deu pra ver absolutamente nada na Baixada Santista por causa de uma forte neblina que tomou conta de muitas cidades, como Santos, São Vicente e Praia Grande.
Nas imagens adquiridas pelo Rede NoticiaZ, somente o topo dos prédios e dos morros foi possível ser visto. Quem circulou pelas ruas e avenidas teve de tomar cuidados redobrados. Já para quem precisou fazer a travessia entre Santos e Guarujá pelas balsas ou barcas sofreu na espera. Os serviços chegaram a ser paralisados.
O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol explicou que o nevoeiro é formado pela saturação do ar em relação ao vapor d’água. “Fica muito úmido para aquela parcela de ar, o vapor condensa em forma líquida. Basicamente, para formar um nevoeiro, podem ser dois princípios: ou a massa de ar resfria muito, ou não resfria tanto, mas acrescenta muita umidade”, explica.
“Esse processo de formação de nevoeiro por esfriar muito tem mais jeito de interior ou serra. A temperatura cai durante a noite e se forma a nuvem. Aqui, foi outro processo: o nevoeiro marítimo, que tem influência do mar”.
Veja os vídeos:
LEIA TAMBÉM