![Uma homenagem mais do que justa aos heróis paratletas em Jundiaí](/wp-content/uploads/2021/10/homenagem_atletas_paralimpicos-113-780x470.jpg?v=1633474398)
Os paratletas e comissão técnica de Jundiaí que foram às Paralimpíadas de Tóquio fizeram bonito com conquistas históricas. Sendo assim, nada mais justo do que prestar uma justa homenagem. Foi o que aconteceu no Paço Municipal da cidade nesta terça-feira (5).
Joyce Fernanda de Oliveira, do tênis de mesa; Thomaz Ruan de Moraes, do atletismo e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de goalball, além de Alessandra Amorim, psicóloga da seleção brasileira masculina de goalball foram os condecorados.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) não escondeu a alegria de receber os medalhistas e enalteceu o trabalho do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).
“Ficamos felizes em ver o Peama apresentar talentos para o mundo. É uma satisfação ver profissionais capacitados saindo daqui para levar o esporte do Brasil a um patamar mais alto. Jundiaí tem tradição no esporte e vocês seguem essa escrita”, explica o prefeito. Segundo ele, a homenagem é pequena perto do trabalho feito pelo quarteto.
A importância do Peama
Thomaz Ruan de Moraes foi medalha de prata em Tóquio, na prova dos 400m rasosT47 no atletismo. “Jundiaí e o Peama têm grande importância na minha vida. O Peama acreditou em mim, me deu base”, afirmou o atleta revelação do Peama, que começou a treinar com 11 anos.
Joyce Fernanda de Oliveira tem no currículo três Paralimpíadas – de Londres em 2002 e do Rio em 2016, além de Tóquio – e é uma referência no esporte. “Agradeço a homenagem que mostra o reconhecimento ao nosso trabalho e esforço e também serve de inspiração para outras pessoas a conquistarem o mesmo”.
O gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou a importância da presença de jundiaienses em evento tão grandioso como uma Paralimpíada. “São quatros os valores paralímpicos, a determinação, coragem, igualdade e inspiração. De todos os valores que vocês levaram para lá, o que mais se destaca é a inspiração. Vocês inspiram todo mundo. Vocês são motivo de orgulho não só para nós de Jundiaí, como para o Brasil inteiro.”
LEIA TAMBÉM