MundoSaúde

Áustria decreta lockdown para a população em geral

Antes a restrição era apenas para quem ainda não se vacinou contra a Covid-19

Dois importantes anúncios foram comunicados pelo chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg nesta sexta-feira (19). O lockdown, que antes era para quem ainda não se vacinou contra a Covid-19, agora valerá para toda a populaçção já a partir de segunda-feira (22). O segundo anúncio envolve a vacinação que será  obrigatória por todo o país.

O motivo é por conta de uma nova crescente de casos e mortes que a pandemia do coronavírus voltou a trazer. Dessa forma, a Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar essas medidas. A decisão ocorreu depois que autoridades regionais se encontraram com Schallenberg.

“Ninguém quer um lockdown, um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda”, disse o ministro da saúde, Wolfgang Mückstein.

A medida terá validade inicial de dez dias. No entanto, para que este prazo seja cumprido, o número de internações, casos e mortes deve diminuir. Desde segunda-feira (15), na Áustria, as pessoas não vacinadas já não podem sair de casa, exceto para fazer compras, praticar esportes e receber atendimento médico.
Já em relação à imunização, o governo austríaco anunciou ainda que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória na Áustria a partir de 1º de fevereiro de 2022.

Situação da Covid-19 na Áustria

Dos 8,9 milhões de habitantes do país, 66% estão totalmente vacinados, um percentual ligeiramente inferior à média europeia, apesar de o país ter adotado o passaporte sanitário no segundo trimestre.

As recentes medidas adotadas pelo governo já tiveram um efeito positivo, com o aumento do número de pessoas que solicitaram marcação para serem vacinadas.

Ainda assim, o número de casos de Covid-19 continua crescendo, com 15 mil novas infecções nas últimas 24 horas.

Vários países europeus registram um aumento nos casos de coronavírus e decidiram endurecer as restrições nos últimos dias. É o caso de Suécia, Alemanha e Grécia.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios