Direitos HumanosMundo

Avião da FAB será enviado à Polônia para resgatar brasileiros que deixam a Ucrânia

Anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa e ainda serão levados 11,5 toneladas de material para ajuda humanitária

Os brasileiros que estão saindo da Ucrânia por conta da guerra vão contar com a ajuda de um avião militar da Força Aérea Brasileira (FAB). O transporte ficará na Polônia para ajudar na busca dos brasileiros que saem da Ucrânia. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa.

De acordo com a pasta, o avião também vai levar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária para a Ucrânia, país invadido pela Rússia há uma semana.

“Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária”, informou o governo em nota.

O destino final do avião será Varsóvia, capital da Polônia. Após sair de Brasília, vai fazer paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa. A previsão de chegada ao Brasil é na quinta-feira (10). O Ministério das Relações Exteriores vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia.

Nesta quinta (3), o Itamaraty informou que já foi procurado por 110 brasileiros na Ucrânia que pretendem voltar para o Brasil. Desses, porém, 40 não souberam dizer em qual cidade ucraniana estão exatamente.

O presidente Jair Bolsonaro determinou na semana passada que duas aeronaves da FAB deveriam ficar de “prontidão” para realizar o resgate dos brasileiros. Até o momento, o governo informou a previsão de voo de um dos cargueiros.

LEIA TAMBÉM

Mais de 1 milhão de pessoas deixam a Ucrânia, diz a ONU

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios