JundiaíSaúde

Região de Jundiaí receberá a Carreta da Mamografia

Serviço começará a ser realizado no Dia da Mulher

As mulheres de Jundiaí e Região vão contar com um importante serviço para a prevenção do câncer de mama. A partir da próxima terça-feira (8), no Dia da Mulher, a Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo de São Paulo estará disponível em Jundiaí.

O atendimento será diário, com a disponibilização de senhas, sendo realizados 50 exames entre segunda a sexta-feira e 25 aos sábados. O equipamento ficará no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, local de fácil acesso para a população.

“Jundiaí receberá a carreta com a oferta desse atendimento de grande importância para o público feminino, pois é uma ação em Saúde que impacta no tratamento oncológico, em que somos referência. Quanto antes a doença é descoberta, melhor o resultado do tratamento”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com a gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, Jundiaí foi escolhida para receber o programa. “A RMJ é recente e o atendimento será feito para as mulheres de Jundiaí e das cidades que fazem parte da regional. Para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e o cartão do SUS. O pedido também pode ser feito pela enfermeira da UBS de referência”, detalha.

Atendimento

O atendimento será realizado entre os dias 8 a 19, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h, com entrega de senhas diariamente. O laudo será emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com prazo de 48h para entrega. Aquelas que preferirem, poderão retirar o exame via internet, a partir de login e senha que será passado no ato do exame.

A iniciativa do programa estadual tem por objetivo incentivar a busca e dar visibilidade ao exame de mamografia, extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença tem melhores prognósticos quanto mais cedo é diagnosticada.

De acordo com dados da UGPS, Jundiaí oferecer cerca de 2 mil mamografias por mês para as usuárias da rede municipal. O tempo de espera entre a solicitação médica e a oferta do exame é de no máximo duas semanas.

LEIA TAMBÉM

Hospital São Vicente passa a contar com leitos híbridos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios