
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí vem mostrando ser uma das melhores da Região e em todo o Estado. Não apenas para a zeladoria da segurança, mas também em competições esportivas. No último fim de semana aconteceu o 12º Campeonato de cães de polícia das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, realizado em Itu e o canil da GMJ mandou muito bem.
Aproximadamente 30 corporações e com a presença de outras autoridades participaram da disputa, dividida em três modalidades. Foram elas: detecção de entorpecentes, pista de agilidade e abordagem tática e CQB K9 (proteção), seguida de varredura em área confinada.
A equipe da GMJ faturou a primeira colocação no individual com o cão Gold na prova de abordagem e CQB-K9. Na competição geral por equipes, o Canil da GMJ ficou na terceira colocação, provando ser uma das especializadas mais bem preparadas de todo o Estado.
“Foi um torneio importante com a participação de mais de 160 guardas de quase 30 corporações. Ficamos felizes com o resultado e mais ainda orgulhosos de ver como nossos cães estão treinados e capacitados para auxiliar as Forças de Segurança”, destacou o subinspetor Daniel da Silva, chefe do Canil da GMJ.
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é um dos mais premiados do país com participações em diversas competições. O faro para armas e drogas e de busca de pessoas desaparecidas são as principais características dos cães.
Atualmente, além de 25 agentes, o Canil conta com 16 cães (dois Labradores, 13 da raça Pastor Belga-Malinois e um Rottweiler), que atuam não só nas operações da corporação, como colaboram com a Polícia Militar e Rodoviária, provas e campeonatos, busca de pessoas desaparecidas, treinamentos para outras corporações interessadas e outras atividades.
LEIA TAMBÉM