Prefeitura de Jundiaí se reúne com iniciativa privada para discutir smart city
Durante a reunião, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhou alguns projetos que já estão sendo colocados em prática e outros em desenvolvimento.
Eu reunião realizada, na tarde dessa sexta-feira (22), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), se reuniu com representantes de faculdades e empresas, para debater propostas com vistas a tornar o município mias tecnológico e inteligente.
“Ao avançarmos como uma cidade inteligente, queremos justamente usar a tecnologia para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa comunidade”, explicou o prefeito. “Nosso trabalho busca pensar soluções a curto, médio e longo prazos, inclusive com uma agenda para 2030. Vamos atuar em diferentes áreas como Educação, Mobilidade, Saúde e Infraestrutura.” O prefeito lembrou os presentes que a Prefeitura já tem um projeto de lei em andamento para preparar o município para receber a tecnologia 5G.
Projetos
Durante a reunião, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhou alguns projetos que já estão sendo colocados em prática e outros em desenvolvimento. “Na Saúde, implantamos a teleinterconsulta; na Educação, temos um Fab Lab instalado no Complexo Argos. Atualmente, está em andamento uma licitação para contratar um sistema de iluminação pública inteligente na cidade. Além disso, temos tambpem a criação do Campus Jundiaí para o desenvolvimento de projetos inovadores e estímulo ao conhecimento.”
Os representantes da Facens, da Claro e da Siemens foram convidados a contribuir com ideias inovadoras, através de parcerias. O diretor de mercado da IPFacens, Ellis Menasce, apresentou a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pela faculdade, que possui o primeiro hub 5G do Brasil. “Queremos contribuir e ajudar a tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais inteligente”, disse ele. Da instituição também esteve presente a diretora do Smart Lab Facens, Regiane Relva.
Da Claro, estiveram presentes a especialista em inovação Beon, Juliana Berganton; a gerente regional de vendas, Ana Lúcia Domiquili; e o gerente executivo, Carlos Meira. E, da Siemens, o engenheiro Roberto Fernandes.
LEIA TAMBÉM
Acidente deixa trânsito ruim na Avenida dos Ferroviários, em Jundiaí