Ação SocialClimatologiaJundiaí

Jundiaí realiza Operação Noites Frias após alerta de frio intenso

Tempo frio e seco deve se intensificar até o final da semana

A Defesa Civil de Jundiaí alerta para a chegada de uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas na cidade já nesta terça-feira (14). Por causa disso, a Operação Noites Frias começou a ser novamente realizada.

O serviço visa fazer a busca ativa de pessoas em situação de rua para oferta de pernoite e proteção contra o frio. Assim, a preservação da vida é garantida.

Na sexta (10) e sábado (11), foram realizadas 137 abordagens e 69 acolhimentos, 4 pessoas recusaram acolhimento. Somente no domingo (12), noite mais fria deste período, foram 76 abordagens, com 40 acolhimentos e 11 recusas de acolhimento.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período do ano. “Se o frio persistir pelas próximas noites, a Operação irá prosseguir com as equipes da abordagem social percorrendo a cidade para realizar a busca ativa para oferta de acolhimento”, explicou a assessora da UGADS, Renata Mangieri.

Quem identificar pessoa em situação de rua deve indicar que ela busque o Centro Pop, que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e atende em horário comercial. De lá, os usuários são encaminhados para os demais serviços da rede onde há pernoite.

Já com atendimento 24 horas por dia, o munícipe poderá acionar o SEAS, pelo telefone (11) 98531-0146, que dispõe de equipes para realizar as abordagens e encaminhar os usuários que derem aceite ao acolhimento.

Tempo

A partir de quarta-feira (15), as temperaturas subirão gradativamente e a sensação térmica começa a ficar mais amena.

Na quarta (15) e quinta-feira (16), o tempo fica mais seco e poderá haver diminuição na umidade relativa do ar. Mas a partir de sexta-feira (17), a aproximação da passagem de uma nova frente fria criará condições para mais precipitações generalizadas, sem acumulados significativos. Só que com tendência a queda de temperaturas.

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem ser bem agasalhados.

LEIA TAMBÉM

Terceiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios