Palmeiras com dois a menos se classifica à semi da Libertadores contra o Atlético-MG
Nos pênaltis, Weverton foi o herói ao defender cobrança decisiva
O sonho do tetra da Copa Libertadores da América segue muito vivo para o Palmeiras. A classificação para à semifinal diante do Atlético-MG no Allianz Parque foi histórica. Além da vitória nos pênaltis, o Verdão conseguiu superar o fato de estar com dois jogadores a menos ao logo dos 90 minutos. Agora espera por Estudiantes ou Athletico-PR para saber quem será o adversário.
Qualquer vitória poderia garantir ambas às equipes na próxima fase e assim os dois times tentaram sair para o ataque. O Palmeiras se apresentou melhor e passou a exercer uma pressão ao Galo. No entanto, o torcedor palmeirense passou por um drama. Aos 28 minutos, Danilo entrou de sola na panturrilha de Zaracho e foi expulso pelo árbitro Wilmar Roldán – após consulta ao VAR.
Com um a menos, o Verdão segurou mais o jogo e se irritou demais por um possível pênalti não marcado em Gustavo Gómez, atingido por Everson após uma bola alçada na área. Abel, sempre agitado, ficou extremamente irritado com o lance. Depois, o Galo teve sua melhor chance em voleio de Hulk, que não pegou em cheio na bola, mas exigiu boa defesa de Weverton.
Segundo tempo
Na etapa final, o Palmeiras melhorou o sistema defensivo e pouco foi incomodado pelo Atlético-MG. O técnico Cuca bem que tentou colocar o Galo para ser mais ofensivo, mas sem sucesso. A aposta do técnico Abel Ferreira foi apostar nos contra-ataques. Contudo a impressão foi que o Alviverde estava mais confortável com empate, aguardando os pênaltis.
Pra piorar, aos 36 minutos, Gustavo Scarpa foi expulso após solada em Allan. O lance que gerou muitas reclamações da comissão técnica do Palmeiras. O único susto do Galo até o fim foi uma bola na trave de Hulk, após cruzamento que passou por toda a área. Vargas foi expulso pelo Atlético no último lance, e a decisão foi para os pênaltis.
Nos pênaltis, a cabeça fria dos jogadores e o coração quente da torcida empurraram os seis cobradores que acertaram – Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Piquerez, Rony e Murilo, além de Weverton, que defendeu a cobrança decisiva de Rubens. A luta pelo tricampeonato consecutivo (e tetra no geral) da Libertadores continua.
Classificado, o Palmeiras vai enfrentar o vencedor de Estudiantes x Athletico-PR nas semifinais. O primeiro jogo terminou 0 x 0, e o segundo é nesta quinta-feira, na Argentina. As semis estão marcadas para as semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.
Antes disso, pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem clássico no próximo sábado (13) contra o Corinthians, às 19h, na Neo Química Arena, enquanto o Atlético-MG visita o Coritiba às 11h de domingo (14), no Couto Pereira. Os dois jogos são válidos pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
LEIA TAMBÉM
Corinthians se despede da Libertadores com nova derrota para o Flamengo