Policiais civis deflagram operação de combate a crime contra idosos
Operação Vetus está na terceira edição
Policiais civis de todas as unidades federativas participam hoje (22) da 3ª edição da Operação Vetus, de prevenção e repressão à violência praticada contra idosos.
De acordo com as informações. a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança pública (MJ) e conta com a ajuda de delegacias especializadas de proteção ao idoso.
Ainda de acordo com o comunicado, entre as ações, que serão implementadas até amanhã (23), estão as de apuração de denúncias, diligências e atendimento às vítimas.
Segundo o ministério, estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. Também há atendimentos a solicitações de medidas protetivas de urgência.
Sendo assim, o Ministério da Justiça lembra que denúncias contra esse tipo de prática podem ser feitas por meio do Disque 100 ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Idosos
Segundo a pasta, 31,2 mil idosos vítimas de violência foram atendidas nas duas edições anteriores da Operação Vetus. Também foram registradas 29,2 mil denúncias, o que resultou em 985 pessoas presas. Cerca de 9 mil policiais participaram das operações em 2020 e 2021.
Leia mais
Cidades paulistas ganham Ludotecas para assistência de vítimas de violência