Jundiaí

Inteligência artificial é usada para fortalecer Saúde de Jundiaí

Parceria com a healthtech Munai nasceu em novembro de 2021 e, desde então, tem sido uma ferramenta para a tomada de decisões.

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), que presta assistência SUS (Sistema Único de Saúde), está utilizando a inteligência artificial para a gestão e coordenação do local.

De acordo com as informações, a parceria com a healthtech Munai nasceu em novembro de 2021 e, desde então, tem sido uma ferramenta para a tomada de decisões.

O prefeito Luiz Fernando Machado avaliou como positiva o uso das ferramentas.

“Os investimentos em tecnologia são essenciais para garantir agilidade nos atendimentos. A inteligência artificial utilizada no HSV garante a antecipação de riscos e agravos, resultando em melhor assistência aos usuários. Garantir saúde de qualidade é meta da gestão e o HSV faz parte de todo o trabalho realizado, desde 2017, quando assumimos a gestão, equalizamos as contas do hospital e ele figura entre os mais resolutivos do Estado”

Atualmente a ferramenta está presente nas unidades de internação do Hospital e o próximo passo será os prontos atendimentos como destaca, Matheus Gomes, do HSV.

“O investimento em tecnologia e novos equipamentos é essencial para o Hospital São Vicente, que é referência em assistência de Alta Complexidade para uma população de 900 mil habitantes. O HSV está em processo de transformação digital. A parceria com healthtech Munai tem sido mais um passo fundamental neste objetivo, como suporte na tomada de decisão para um atendimento mais seguro e assertivo para nossos pacientes”

Conforme sua utilização, a ferramenta tem a capacidade de parametrizar o perfil dos pacientes atendidos no HSV, melhorando mês a mês sua performance. “É capaz de captar os sinais vitais dos pacientes, juntamente com resultados de exames laboratoriais direto do prontuário eletrônico, permitindo detectar a deterioração clínica do paciente de forma precoce. Isso nos permite fazer intervenções, como mudar o antibiótico ministrado, alterar o suporte de vida, melhorando o prognóstico e a evolução desses pacientes”, explica o Diretor Técnico, Marco Aurélio Cunha de Freitas.

AI

A inteligência artificial também auxilia a priorizar os atendimentos nas unidades. A enfermeira coordenadora do departamento da qualidade do HSV, Rafaela Costa, explica que a ferramenta é capaz de avaliar de forma individual a cada paciente.

“O robô acompanha o paciente durante toda sua jornada de internação e, a partir de todas as informações coletadas e monitoradas, é capaz de emitir um alerta caso haja o mínimo risco para aquele paciente. Então, além de ajudar a salvar vidas, também permite o gerenciamento da rotina e gestão de dados hospitalares. Ao iniciar um novo plantão, a equipe assistencial pode utilizar a Munai como mecanismo de direcionamento àqueles pacientes que têm maior potencial a complicações”

Do ponto de vista de uso de recursos, Rafaela também lembra da eficiência na redução de custos de cada internação.

“Há uma redução de custos hospitalares devido a diminuição de internação por infecção. A decisão mais rápida, permite atuar antes que o paciente desenvolva uma infecção e assim fica internado pelo tempo estipulado para cuidar de sua doença, e não por sete ou 14 dias devido a um quadro de sepse”

As informações de evolução de cada paciente ficam acessíveis em painéis de controle, com acesso restrito, e emitem alerta com sistema de cores, permitindo uma ação mais rápida por parte da equipe plantonista. O sistema é atualizado automaticamente, de tempo em tempo, e para que tudo isso funcione perfeitamente, é necessário que haja sinergia entre médicos, enfermagem e demais profissionais envolvidos na assistência. Por isso, a cada seis meses, o Hospital realiza a reciclagem do treinamento para uso da ferramenta.

Leia mais

Multivacinação no Espaço Jundiaí Empreendedora; confira

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios