CidadesTurismo

Domingo Aéreo celebra 150 anos de Santos Dumont

Evento foi realizado na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo

Por Karin Minamino

Mais uma etapa nacional pela comemoração dos 150 anos do nascimento do pai da aviação Santos Dumont, foi realizado neste último final de semana o Domingo aéreo na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, casa da esquadrilha da fumaça e da academia da força aérea.

De acordo com as informações, o evento é um dos maiores encontros de aficionados pela aviação do país, perdendo apenas para os portões abertos da base aérea de Brasília que aconteceu no começo do mês.

Ainda de acordo com as informações, nem o calor de 38 graus espantou o público de quase 50 mil visitantes que puderam assistir shows aéreos, conhecer e tirar fotos com aeronaves militares em exposição como o KC-390 da FAB e o Bandeirantes EMB-110 e também visitar inúmeros stands relacionados com aviação.

Sendo assim, duas das maiores companhias aéreas do Brasil participaram do Domingo Aéreo, apresentando aeronaves com pintura especial e comemorativa ao aniversário de Santos Dumond, a Azul trouxe um Embraer modelo 195-E2, enquanto a Gol veio com um Boeing 737-800. E a apresentação em formação com a Esquadrilha da fumaça foi o ponto alto do evento, com direito a rasantes e manobras em conjunto.

Por fim, liderada pelo Tenente Coronel Garcia, a esquadrilha da fumaça fez duas apresentações e levou o público ao delírio, com acrobacias inéditas e impecáveis.

Momentos Especiais

Enfim, outro momento especial foi a chegada do caça supersônico F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, uma das aeronaves mais modernas utilizadas na defesa do espaço aéreo do país, em sua primeira apresentação em um evento de aviação. Também houve a demonstração do caça F-5 Tiger, o conhecido A-1 AMX e o A-4 Skywalk da Marinha brasileira.

Outra presença ilustre no evento foi o dirigível fabricado pela Airship do Brasil com pintura que homenageia Santos Dumond, a aeronave mais leve que o ar tem cerca de 50 metros de comprimento e pode alcançar 2,7 km de altitude e acomoda 6 passageiros, incluindo o piloto. Esse dirigível já esteve em vários estados do Brasil, com voos no Sul, Sudeste e Centro-oeste.  Aqui na região já passou pela capital paulista e pelas cidades de Campinas, Jundiaí, Limeira, Americana, Rio Claro e São Carlos.

Sendo assim, também houve apresentação da esquadrilha Fox com sede em Brasília, e da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea Acro Brasil de Mogi Mirim.

Próximos encontros

Enfim,  próximo evento aeronáutico com apresentações da EDA no Estado de São Paulo será o PAMA, “Portões Abertos do Campo de Marte” no dia primeiro de Outubro no aeroporto Campo de Marte zona norte de São Paulo.

Leia mais

DER resgata égua na Rodovia Hermenegildo Tonolli

Domingo Aéreo 2023 atrai 60 mil pessoas em São José dos Campos

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios