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36% das ligações feitas ao SAMU de Jundiaí não se enquadram como emergência

O atendimento é iniciado a partir da chamada telefônica para o número 192

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência.

Com operação 24h por dia, o SAMU visa chegar o mais rápido possível para prestar socorro em casos em que há ameaça iminente à vida, como parada cardiorrespiratória, hemorragia profunda, AVC, acidentes com vítimas, dor torácica, risco de infarto agudo do miocárdio, parto imediato, tentativa de suicídio, convulsões e intoxicação por entorpecentes e medicamentos, entre outros.

O atendimento é iniciado a partir da chamada telefônica para o número 192. O atendente colhe todas as informações necessárias, como nome, endereço, idade e motivo da ligação.

Após as primeiras informações, a chamada é transferida para o médico regulador, que avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um equipamento de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico de enfermagem e socorrista, para o atendimento no local; ou, conforme a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

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