1º Festival Campola Sounds acontece em Campo Limpo Paulista
O festival será realizado na Praça Castelo Branco
Neste domingo (19) acontece a 1ª edição do Festival Campola Sounds, evento que vem com o objetivo de difundir as culturas reggae, sound system, promover atividades gratuitas e abertas para a população e democratizar o acesso à cultura e lazer na região.
O festival acontece a partir das 14h na Praça Castelo Branco (R. Francisco Miguel, S/N — Centro) e é organizado pelo Coletivo Favela Sound System, por meio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo.
O evento contará com participação de DJs e MCs convidados, além de intervenções com microfone aberto, proporcionando não só o fomento da cultura reggae na cidade e região, como também incentivando a vivência e participação do público diretamente nas atividades culturais.
Os convidados são Ruff Neck Sound (Campinas), Mc Sistah Chilly e Sistah Mari (São Paulo).
Para o fundador do Coletivo Favela Sound System, Natan Nascimento (Puppa Nasty), o Festival Campola Sounds tem como objetivo a propagação e difusão da cultura sound system e da música reggae.
“Além disso, incentivamos a produção artística local e a criação de novos núcleos multiplicadores de cultura na cidade, de maneira a democratizar o acesso aos eventos culturais e levando-os para espaços
públicos.”
O festival será dividido em duas edições, a segunda acontece no dia 23 de junho, também na Praça Castello Branco, com a presença de Jah Dub Sound System (Campo Limpo Paulista), Yellow P (Dubversão), Puksman e Regiane Cordeiro (São Paulo).
Sobre o Sound System
Sound System é um formato de evento que surgiu nas ruas da Jamaica na década de 40. Consistia em levar música reggae e cultura para a população como uma grande rádio ambulante, uma vez que a Jamaica não possuía nenhuma estação de rádio em seu território. Através de discos de vinil (o surgimento da mixagem no mundo), caixas de som improvisadas e toca discos.
Assim as equipes de som ocupavam praças e ruas, levando até as pessoas mensagens, recados e novidades como lançamentos do mercado musical na ilha O Coletivo Favela Sound System foi criado por Natan Nascimento (Puppa Nasty) e seus companheiros como uma alternativa de cultura reggae para a região metropolitana de Jundiaí.
A missão do Favela Sound System é promover eventos culturais e acessíveis, em bairros descentralizados, sempre difundindo a música reggae e suas mensagens enquanto ferramentas de transformação pessoal, representatividade e divulgação da cultura afro-latina.
Leia mais
Homem é preso com drogas e encaminhado a Campo Limpo Paulista
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Campo Limpo Paulista