EconomiaEducaçãoSaúde

Rui Costa Pimenta propõe ampliação de direitos trabalhistas e saúde pública

Rui Costa Pimenta detalha planos para expandir direitos trabalhistas e otimizar a saúde pública no seu projeto para a presidência da República

O candidato à Presidência da República pelo Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, apresenta um extenso programa de governo dividido em 15 temas, que abrangem áreas como mercado de trabalho, saúde, educação, habitação e reforma agrária. Entre as propostas, Pimenta se compromete a aumentar os investimentos na saúde pública, implementar um plano emergencial para construir hospitais e postos de saúde em todo o país, e expandir o programa Mais Médicos para a contratação de profissionais de saúde.

No setor educacional, o plano inclui a estatização do ensino privado, o fim dos vestibulares, e um aumento significativo nas verbas destinadas à educação pública, além de estabelecer uma jornada de trabalho de no máximo 30 horas semanais para professores.

Em habitação, o candidato defende a expropriação de imóveis vagos pertencentes a especuladores do mercado imobiliário, a proibição de despejos e a construção de milhões de moradias.

A reforma agrária é uma das prioridades de Pimenta, que pretende promover o assentamento imediato de milhões de sem-terra acampados no país e demarcar terras indígenas em disputa. Ele também defende o direito ao armamento para trabalhadores rurais e indígenas.

No âmbito econômico, as propostas incluem o cancelamento de todas as privatizações, a redução do preço dos combustíveis em 50%, e a reposição integral de 100% das perdas salariais. Além disso, Pimenta sugere um aumento emergencial de 50% em todos os salários, a fixação do salário mínimo em R$ 7,5 mil, e a anulação de todas as dívidas dos trabalhadores com instituições financeiras.

Para os trabalhadores, o candidato promete cancelar a reforma trabalhista e revogar reformas previdenciárias, estabelecendo aposentadorias para mulheres após 25 anos e para homens após 30 anos de trabalho. Pimenta também propõe a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais e um salário-desemprego que iguale o último salário recebido.

A Agência Brasil informa que os programas de governo de todos os candidatos à Presidência serão divulgados até o próximo domingo (20), seguindo a ordem alfabética. Neste sábado (19), será a vez dos candidatos Renan Santos, Ronaldo Caiado e Rui Costa Pimenta.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios