Saúde

São Paulo atinge 40 mil mortes por coronavírus

Nesta quinta-feira, o Estado de São Paulo atingiu a marca de 40 mil mortes por coronavírus. Nas últimas 24 horas houve o registro de 295 óbitos e assim fez com que o número exato chegasse a 40.202 pessoas que perderam suas vidas. Além disso, são 1.156.652 casos que já foram confirmados desde o começo da pandemia, em março.

O número de casos confirmados inclui resultados positivos em exames laboratoriais para COVID-19, tanto do tipo rápido, que verifica apenas a presença de anticorpos e aponta para infecção passada, quanto o exame RT-PCR.

Apagão

Após cinco dias sem publicar informações da Covid-19, a Secretaria estadual da Saúde voltou a divulgar os dados na quarta-feira (11), na ocasião, a pasta informou que o número de mortes divulgado era possivelmente inferior ao real verificado no período, já que a instabilidade do sistema também dificultou a inserção dos óbitos pelos municípios.

“Com a retomada do sistema, é esperado que as prefeituras notifiquem estes óbitos ‘represados’ durante o período de falha no SIVEP, o que pode gerar uma falsa ideia de alta de mortes nos próximos dias”, disse a nota divulgada pela secretaria.

Risco de segunda onda

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, João Medina explicou como está a situação do Estado e alerta sobre uma segunda onda de casos em massa da COVID-19. “Existe essa possibilidade, mas ainda não é uma ideia concreta até o momento”, analisou.

“O que vemos no hemisfério norte é uma relação muito clara entre a mudança de temperatura e a segunda onda. Independente das medidas que países tomaram, estão enfrentando a pandemia com pique muito mais acentuado do que na primeira onda”.

Para o especialista, o aumento dos casos possivelmente está relacionado à mudança de temperatura. “Aqui no Brasil essa possibilidade está fora de contexto, o que está em contexto é nosso comportamento. Em relação aos cuidados com higiene, uso de máscara e distanciamento social”, discursou Medina.

Leia também

Mortes por coronavírus chegam a 1,2 milhão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo