Ministério da Saúde compra 54 milhões de doses da CoronaVac
Somando as 46 milhões já adquiridas, Brasil terá 100 milhões de doses do imunizante
![Ministério da Saúde recebe mais 4 milhões de doses da CoronaVac](../../../wp-content/uploads/sites/3/2021/02/coronavac-780x470.jpeg)
![Ministério da Saúde recebe mais 4 milhões de doses da CoronaVac](../../../wp-content/uploads/sites/3/2021/02/coronavac-780x470.jpeg)
O Ministério da Saúde assinou o contrato para a compra de mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac. O acordo com o Instituto Butantan foi firmado e assim, somado aos 46 milhões adquiridos, o Brasil passará a ter 100 milhões de doses do imunizante contra o coronavírus.
A pasta disse no final de janeiro que a aquisição estava confirmada, só que o contrato não foi assinado. A estimativa é que todas elas sejam entregues até setembro. No contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) já previa a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, com entrega até 30 de abril.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que o governo federal tinha até maio para sinalizar o interesse pela compra, mas preferiu adiantar a confirmação. “Preferimos adiantar a confirmação para termos logo essas 54 milhões de doses”, disse nesta terça-feira (16), por meio de nota.
Mais vacina contra a COVID-19
Além da Coronavac, segundo o Ministério, o país receberá até dezembro mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility. Além disso, o governo contratou mais 222,4 milhões de doses da Fundação Oswaldo Cruz que começaram a ser entregues mês passado.
O Ministério da Saúde deve assinar ainda os contratos de compra com a União Química, que deverá entregar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, entre março e maio, e com a Precisa Medicamentos, que pretende entregar, no mesmo período, mais 30 milhões de doses da Covaxin.
Leia também