Santos

Porto de Santos pode receber navios de 366 metros

Antes o limite era receber embarcações de até 340 metros de extensão

O Porto de Santos teve a autorização para receber navios de até 366 metros de extensão. A homologação foi dada pela Marinha do Brasil à Santos Port Authority (SPA) e estas são as maiores embarcações previstas na Costa Leste da América do Sul.

Atualmente, o Porto de Santos recebe embarcações de até 340 metros de extensão, com capacidade para cerca de 9 mil TEU. Mas com a autorização, será possível aumentar a capacidade para 14 mil TEU, considerando um navio porta contêiner com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca (classe New Panamax).

Além disso, a SPA fez um estudo e simulações de manobra, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego de embarcações deste tamanho no canal de navegação. Só que para isso, o órgão contou com a participação da Praticagem de São Paulo e da Universidade de São Paulo (USP).

A justificativa para receber navios com maior extensão é porque os pesquisadores levaram em conta o cenário atual do canal, com profundidade de 15 metros, e um cenário futuro, com profundidade de 17 metros, viável para navios de até 15 mil TEU.

Expectativa de maior movimento

A autorização amplia a vocação de Santos como hub port da América do Sul. De acordo com a SPA, o complexo portuário santista já se prepara para maiores movimentações de contêineres, com as ampliações previstas dos terminais já existentes e o planejamento da destinação de outras duas áreas, no Saboó, margem direita, uma para terminal portuário e outra para retroportuário.

A BR do Mar, projeto do Minfra de incentivo à cabotagem, deve beneficiar o Porto de Santos como concentrador de carga. Mesmo sem considerar isso, segundo a SPA, o crescimento previsto é de 3,3% ao ano para este tipo de carga, saindo de cerca de 4,4 milhões de TEU para 7,9 milhões em 2040, segundo o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos.

Leia também
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo