GuarujáItanhaémPraia GrandeTurismo

Praias de Guarujá estão proibidas de ser acessadas

Fase emergencial começa a valer e decreto vai até o dia 30

Começaram a valer as medidas da fase emergencial do Plano São Paulo. E uma delas é a proibição do acesso às praias. Guarujá, Praia Grande e Itanhaém anunciaram que toda faixa de areia está impedida de receber pessoas. Mas só no Guarujá que o bloqueio é feito com gradis e telas.

Os equipamentos começaram a ser instalados na cidade desde o domingo (14), começando nas praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras. Assim os moradores e turistas não podem acessar o mar, a faixa de areia e nem mesmo circular no calçadão. Os trabalhos de instalação das cercanias irão prosseguir nesta segunda (15) em outras praias, como Enseada, Pernambuco e Perequê.

Antes de Guarujá, Santos também fez a restrição das praias usando gradis e telas. Estas medidas servem para evitar aglomerações que provocam a disseminação do coronavírus. Toda a Baixada Santista, embora com índices menores, vem sofrendo uma alta de casos e internações provocadas pelo coronavírus.

Proibições

Outro impedimento que ocorre na fase emergencial é a proibição de atividades físicas e a prática de esportes, mesmo que individual na região das praias. Também não está autorizada a colocação de cadeiras e guarda-sóis, assim como o comércio ambulante e quiosques.

A fiscalização seguirá com equipes da Guarda Civil Municipal (GCMs), fiscais do Comércio e de Saúde, agentes da Vigilância Sanitária, entre outros servidores, todos distribuídos em diversos pontos da cidade, para garantir que as medidas estão sendo cumpridas, com o apoio da Polícia Militar.

As medidas restritivas vão constar no decreto municipal, que será publicado nesta terça-feira (16). Denúncias referentes a abusos e irregularidades podem ser feitas por meio dos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Municipal).

Litoral Sul

Em Praia Grande, a restrição total começou a valer nesta segunda-feira também, no entanto, sem a barreira física, já que o município conta com extensão de mais 18 quilômetros de praia, conforme informou a administração municipal. Diante da medida, fica proibido o acesso total, incluindo a colocação de barracas, cadeiras, guarda-sóis e a prática de atividades físicas e esportivas. Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) realizará a fiscalização e a orientação às pessoas.

Em Itanhaém, o monitoramento das praias foi feito durante todo o fim de semana, mas a restrição só passa valer nesta segunda-feira. A cidade também não utiliza nenhuma barreira fisica, como gradis ou telas, devido a geografia do município, que possui mais de 25 quilômetros de extensão.

Na cidade, fica restrito o acesso ao mar, a faixa de areia e ao calçadão. As equipes da Guarda Civil Municipal estarão empenhadas na fiscalização das praias.

Leia também

Aglomeração deixa a praia e migra para o calçadão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo