Tecnologia

Letras raras na lua são flagradas por astrofotógrafa

Fenômenos ocorrem segundo uma combinação de fatores

Os fãs da astronomia gostam de acompanhar todos os detalhes dos planetas e também da lua. Encontrar as famosas letras é uma raridade e ocorre em um certo período. Mas a fotógrafa Eneida Pereira, conhecida como Carioca, foi uma felizarda ao encontrar o famoso X, mas também as letras L e V, que também são letras raras.

Para explicar, estas letras na lua não são pontos de embarque e desembarque que alienígenas fariam. Pelo menos até o momento não há essa prova. Mas este sinal é um padrão óptico bastante interessante criado por uma combinação bem peculiar de sombras e luzes, visível por quatro horas logo no início da fase crescente da Lua.

O padrão em forma de X ocorre uma vez por ciclo lunar e é criado quando a luz do sol nascente passa entre as bordas ou encostas das crateras La Caille, Blanchinus e Purbach e embora seja mais bem observado à noite, nada impede que também possa ser visto durante o dia, no início da fase crescente.

O flagrante

Eneida Pereira, que é de João Pessoa, na Paraíba conta como foi que conseguiu fazer este flagrante com sua máquina fotográfica e um telescópio. “Os astrônomos dizem que é algo raro de acontecer e fui procurar ler sobre o assunto e realmente é algo difícil. Mas consegui esse feito duas vezes. O primeiro consegui no dia 20 de janeiro deste ano, com o telescópio e o segundo flagrante eu fiz usando a máquina fotográfica”, conta.

Créditos: Arquivo Pessoal.

“Um colega me desafiou a fazer este flagrante das letras V e o X. Ele contou que é quando a luz do sol bate e reflete, fazendo uma formação da sombra das letras. Aceitei e quando tirei duas fotos, consegui encontrar as letras e na hora de dar uma escurecida, pude ver estas letras, mas também encontrei o L, que é raro.”

Apesar de o X Lunar ocorrer uma vez por ciclo da lua (cheia, minguante, nova e quarto minguante), a Terra não estará sempre na mesma posição no espaço em todas as fases crescentes da Lua, o que significa que em alguns meses a feição só pode ser vista de alguns lugares da Terra. O ideal para ver o X é quando a Lua está na fase crescente, 46% iluminada.

Além do X Lunar, outros padrões interessantes também podem ser vistos na mesma sessão de observação, como por exemplo, o “V” que se forma por mais tempo logo após o desaparecimento do “X”, quando o Sol atinge o topo da cratera Ukert e as encostas vizinhas.

Leia também

VÍDEO – Perdeu a conjunção dos planetas? Nós separamos os melhores vídeos de Saturno e Júpiter

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo