BertiogaItanhaémPeruíbePraia GrandeSão VicenteSaúde

Baixada Santista espera por remessa de vacina

As cidades alegam que estão com baixo estoque para imunização contra a Covid-19

Cinco cidades da Baixada Santista, afirmaram que registraram baixo estoque de vacinas contra a Covid-19, ou zeraram as doses dos imunizantes nos pontos de vacinação. Elas aguardam uma nova remessa do estado para continuar a imunização nos municípios. A previsão das prefeituras é de que novas doses sejam entregues nesta quinta-feira (8).

O baixo estoque das vacinas foi relatado por Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente e dessa forma ou aplicaram menos doses da vacina contra o coronavírus ou suspenderam a imunização do público alvo.

A Secretaria de Saúde de Bertioga contou que por causa do Governo de São Paulo, dados demográficos do IBGE 2010 são usadas para o envio de doses. Mas a quantidade é insuficiente para atender o público. A prefeitura relata que recebeu apenas 310 doses para a vacinação de pessoas com 68 anos, que aconteceu na terça-feira. A pasta acrescenta que aguarda o envio de novas doses pelo estado, para seguir a imunização em Bertioga. No momento, a cidade segue aplicando apenas a segunda dose em idosos acima de 75 anos.

Já a Prefeitura de Praia Grande informou que não há vacina em nenhum dos polos, que os imunizantes acabaram nesta quarta-feira, e que a previsão é de chegar mais já nesta quinta, possivelmente no período da tarde. “A quantidade só saberemos no momento da entrega pelo estado”, afirma o município.

No momento, a cidade está vacinando pessoas acima de 68 anos, primeira e segunda doses. Profissionais da segurança estão sendo vacinados em suas sedes de trabalho diretamente pelo estado. Quanto à abertura de novos grupos, a cidade aguarda orientação do governo estadual.

São Vicente

A Secretaria de Saúde da cidade explica que na última segunda-feira (5) começou a vacinação em profissionais da área da segurança pública, que está sendo realizada no 39º Batalhão da Polícia Militar, para evitar aglomerações nos postos de saúde.

Mas devido ao baixo estoque de imunizantes, e até a Sesau receber mais doses, a vacinação em idosos com mais de 68 anos está acontecendo em postos específicos das áreas Insular (UBS Central, ESFs Praça Vitória, Bitaru, Náutica, Parque São Vicente e Fundo Social de Solidariedade) e Continental (Subprefeitura, ESFs Humaitá e Parque das Bandeiras), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Nestes locais, também está sendo aplicada a segunda dose da vacina em pessoas com mais de 75 anos e profissionais da saúde. A pasta pede a compreensão destes públicos e solicita que procurem o posto de vacinação mais próximo de casa, até a regularização dos estoques.

Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira, foram aplicadas, desde o início da campanha, cerca de 51.500 doses da vacina. A cidade registra, aproximadamente, 400 doses em estoque, distribuídas entre os postos de vacinação, e aguarda o envio de mais imunizantes por parte do estado.

Litoral Sul

A Prefeitura de Peruíbe garantiu que a vacinação não foi paralisada, para nenhum público. Entretanto, nos últimos dias, tem aplicado apenas a segunda dose, em domicílio, nos idosos com dificuldade de locomoção, até o recebimento de nova remessa. Haviam imunizantes disponíveis para 50 pessoas no município. A cidade está na fase de vacinar idosos acima de 69 anos, e a previsão de chegada de novas doses é nesta quinta-feira.

Já a Prefeitura de Itanhém informou que dispõe de vacinas para os previamente agendados, mas aguarda nova remessa do governo estadual.

Governo do Estado

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado afirma que a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem como referência o número de pessoas imunizadas contra a gripe em 2020, indicado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Assim, o Ministério da Saúde utiliza estes dados para envio aos estados, e o mesmo ocorre em São Paulo para redistribuição às prefeituras.

A pasta ainda afirma que tem enviado as doses de forma equânime para vacinação dos públicos-alvo a todos os municípios, e os dados são disponibilizados no site ‘Vacina Já’, que aponta os seguintes números registrados até a noite desta quarta:

Distribuição de doses por município

  • Praia Grande – 53.291
  • São Vicente – 56.666
  • Peruíbe – 13.078
  • Itanhaém – 20.085
  • Bertioga – 7.529

Doses totais aplicadas por município

  • Praia Grande – 50.450
  • São Vicente – 48.917
  • Peruíbe – 11.414
  • Itanhaém – 18.790
  • Bertioga – 7.018

Leia também

Vacina contra a Covid-19 em Caraguatatuba é suspensa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo