Clubes brasileiros tem atuações distintas em competições sul-americanas
Fluminense consegue importante vitória na Libertadores, mas o Bragantino é derrotado na Sul-americana


Nesta quarta-feira (28), os clubes brasileiros entraram em campo pela Conmebol Libertadores da América e na Copa Sul-americana. O desempenho foi considerado distinto. Enquanto o Fluminense conseguiu uma boa vitória contra o Independiente Santa Fé, na Colômbia, pela Libertadores e o Athletico Paranaense ganhou do Metropolitanos pela Sul-americana, o Red Bull Bragantino não teve a mesma sorte e perdeu feio para o Emelec, no Equador.
Pela Libertadores, o Fluminense teve momentos de imposição, domínio, mas com uma dose de sofrimento. Logo no começo do jogo abriu o placar com Fred depois de um bom passe de Nenê. Os colombianos chegaram a esboçar uma ameaça, mas o Tricolor Carioca teve o domínio e quase ampliou com a joia Kayky ao finalizar na trave.
Veio a segunda etapa e o Fluzão ampliou ainda no primeiro minuto. E novamente com Fred. Ele recebeu um bom cruzamento de Egídio e cabeceou para as redes. Só que a tranquilidade durou pouco tempo, pois Giraldo descontou. A partir daí o Independiente Santa Fé passou a ameaçar o Fluminense. Pra piorar Egídio foi expulso. Aí o clube das Laranjeiras resistiu a toda a pressão e saiu da Colômbia com a sua primeira vitória na Libertadores. O resultado de 2 a 1 colocou o time na liderança do Grupo D, junto com o River Plate.
Copa Sul-americana
Na Sul-americana, dois brasileiros entraram em campo e tiveram desempenhos distintos. Jogando na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense dominou, mas venceu o Metropolitanos, da Venezuela, pelo placar de 1 a 0. O gol anotado foi de Renato Kayser no início do segundo tempo.
O Furacão criou inúmeras oportunidades de gol, mas elas não foram convertidas em gol. Veio a segunda etapa e Renato Kayzer definiu o resultado para os brasileiros. O Athletico ainda criou outras chances, mas o placar ficou mesmo no 1 a 0 para o Furacão. O time é o vice-líder do Grupo D da Sul-americana, com os 6 pontos, assim como o Melgar, do Peru.
Já o Red Bull Bragantino não teve a mesma sorte e foi derrotado no Equador pelo Emelec. O time de Bragança Paulista começou a partida exercendo alta marcação, dificultando a saída de bola dos equatorianos. Algumas oportunidades foram criadas, mas eram poucas.
Só que veio a segunda etapa e tudo desandou para o Massa Bruta. Aderlan marcou um gol contra. Caicedo cruzou a bola na área, e o lateral do Bragantino tocou a bola para o próprio gol. O Massa Bruta pressionou o Emelec para buscar o empate, mas, aos 18, viu os anfitriões ampliarem. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Zapata recebeu livre na segunda trave e deu um chute certeiro, que mandou a bola no canto.
Depois do segundo gol, o Braga se desequilibrou em campo. Não conseguia mais encaixar jogadas e ficou com dez jogadores quando Ryller deu carrinho, tocou a bola e acertou Zapata na sequência. Com o Massa Bruta sem conseguir se encontrar, o Emelec fez o terceiro aos 40. Após uma sequência de chutes dentro da área, Cabeza mandou para as redes.
Com esta derrota, o Bragantino fica na segunda colocação do Grupo G, com três pontos. O Emelec lidera a chave, com seis. Nesta fase de grupos da Sul-Americana, os jogos são disputados em ida e volta. Somente o primeiro da chave avança ao mata-mata.
LEIA TAMBÉM
Clubes brasileiros dão show e goleiam na Libertadores da América