SantosSaúde

Hospital de campanha é mantido em Santos

Cidade decidiu manter o equipamento, mesmo com a queda de internações

Santos e toda Baixada Santista estão com uma redução de caso, internações e mortes por coronavírus. Mas a Prefeitura segue atenta contra a doença e renovou o contrato com o United Health Group Brasil, responsável pelo Hospital Vitória. Assim o local seguirá funcionando como unidade de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19. A manutenção do local está prevista na renovação do contrato, válido até o fim de junho.

A unidade localizada na Rua Rio de Janeiro, na Vila Belmiro, começou a funcionar como hospital de campanha em maio de 2020. Sem pagar pelo aluguel do imóvel, como prevê o contrato, a Prefeitura de Santos fica responsável pelo custeio do funcionamento do serviço, cuja gestão é compartilhada com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Capacidade e investimento

Atualmente, o local conta com 100 leitos em operação, dos quais 60 são de UTI. A Secretaria de Saúde informou que a renovação da parceria é muito importante para o município. A justificativa é que os leitos são essenciais para garantir o atendimento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus, aumentando a capacidade do Sistema Único de Saúde.

Segundo a Prefeitura de Santos, o município investiu quase R$ 5 milhões nas adequações do imóvel, rede de gases e na compra de equipamentos e leitos hospitalares para iniciar as atividades no Hospital Vitória. O dinheiro investido é cerca de 10 a 30 vezes menor do que seria necessário para a construção de um novo hospital. Além disso, a economia também é equivalente por uma montagem com estruturas provisórias em ginásios e estádios. Após a pandemia, os aparelhos e leitos adquiridos para equipar a unidade de campanha serão aproveitados em outros equipamentos públicos de saúde.

LEIA TAMBÉM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo