PortoSantosSaúde

Portuários de Santos protestam por vacina contra Covid-19

Eles alegam serem de serviços essenciais e pedem para serem imunizados

Nesta sexta-feira (7), trabalhadores portuários de Santos, mas também de outras partes do Brasil realizaram um protesto. Eles pedem para serem vacinados contra a Covid-19. Na cidade, a manifestação ocorreu na sede da Santos Port Authority (SPA).

A categoria alega que são essenciais no trabalho dentro e fora do Porto e pedem pela imunização. Uma faixa dizia que “o porto não trabalha com robôs. Vacina já”, diz. Everandy Cirino, presidente do Sindaport (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária), disse em vídeo divulgado que haverá uma data para fazer uma paralisação. “Se o Governo Estadual ou Municipal não definir uma data para vacinação, nós vamos fazer uma greve, esse será o primeiro ato”, comentou.

“Desde o início da pandemia, os trabalhadores estiveram na linha de frente da movimentação portuária. Nenhum terminal, nenhum navio teve a operação prejudicada por causa dos portuários. Porém, até agora, a categoria aguarda pela vacina. Estamos preocupados com a nossa vida”, afirma.

Vacina foi prometida

Em janeiro, o Ministério da Saúde elaborou um informe técnico incluindo os trabalhadores portuários no grupo prioritário para a campanha de vacinação contra a Covid-19. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que essa era uma “grande notícia para a categoria”.

Segundo o ministro, os trabalhadores portuários continuaram durante toda a pandemia “prestando um grande serviço ao nosso país”. “Esses profissionais terão o suporte do Governo Federal para garantir a vacinação como grupo prioritário e vamos garantir segurança e as condições que eles precisam para continuar nas estradas, portos e ferrovias”.

LEIA TAMBÉM

Vacina contra Covid-19 é aplicada em guardas portuários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo