CidadesTrânsito

Mortes em acidentes tem queda de 19% na Baixada Santista

O levantamento é referente a uma pesquisa realizada há 5 anos.

A região da Baixada Santista, registrou uma queda de quase 19% em mortes em acidentes de trânsito desde 2015. Já no Estado de São Paulo a queda nas fatalidades foi de 32%, mesmo com o crescimento de 50% na frota de veículos. Os dados são do Infosiga SP, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida, do Detran-SP.

O Infosiga SP publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Segundo o órgão, cerca de 94% dos acidentes fatais envolvem falha humana.

Baixada Santista tem queda de 19%

De acordo com o levantamento, na Baixada Santista foram registrados 295 mortes em 2015. O número subiu no ano seguinte para 324, mas seguiu uma tendência de queda nos anos seguintes. Em 2017, foram 267 óbitos, 274 mortes em 2018 e 269 em 2019. Em 2020, 240 mortes foram registradas em acidentes de trânsito, ou seja, uma queda de 18,6% em relação a 2015.

A base de dados do Infosiga é a primeira a ser entregue 100% ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para integrar o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Desde 2020, todos os órgãos responsáveis pelo trânsito a nível federal, estadual e municipal devem enviar informações para compor uma base compilada com o objetivo de promover políticas públicas de segurança viária, a partir das informações coletadas em todos os estados brasileiros.

Programa Respeito à Vida

O Respeito à Vida é um programa do Governo do Estado de São Paulo que atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

LEIA TAMBÉM

Mulher é acusada de ataques racistas em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo